Quando não conseguimos ir com ela lá para fora, é tempo de cuidar da bicicleta cá dentro! A manutenção simples, de forma regular, é o segredo para aumentar a vida da sua companheira e evitar gastos desnecessários!
Sabias que não é preciso ser um profissional para cuidares bem da tua bicicleta?!
Descobre em poucos minutos todos os nossos conselhos para uma limpeza rápida, eficaz e correta da sua bicicleta. Queremos partilhar todos os pequenos truques para que possas manter a tua bicicleta durante o máximo tempo possível. Uma manutenção frequente e rigorosa permitirá evitar danos e desgastes prematuros nos componentes, garantindo que a sua bicicleta lhe proporcionará uma prática eficaz e agradável durante mais tempo!
Fazer uma manutenção regular da tua bicicleta significa mantê-la em bom estado para prolongar a sua vida útil e o seu bom funcionamento.
Seja por causa das condições meteorológicas, do pó ou simplesmente de uma utilização muito frequente, uma boa limpeza da bicicleta é indispensável para prevenir o desgaste precoce das peças, eventuais danos e garantir uma prática em total segurança!
A frequência e a forma com que utiliza a sua bicicleta irá determinar a frequência da sua manutenção, de modo a cuidar bem dela. A manutenção da tua bicicleta vai variar, deste modo, em função da tua prática.
Quando deves limpar a tua bicicleta?
Se utilizas uma BTT ou uma bicicleta de estrada de forma intensiva, aconselhamos a limpá-la após cada volta e/ou antes de cada competição, a fim de garantir o bom estado de funcionamento das peças e assegurar todas as corretas afinações.
Para bicicletas utilizadas numa prática diária, como as bicicletas de cidade, as bicicletas de trekking ou as bicicletas de criança, recomendamos a sua lavagem 1 vez por semana.
Tudo dependerá do nível de sujidade acumulada nos componentes.
Checklist dos produtos que irá precisar:
- Suporte de bicicleta
- Limpador de corrente + desengordurante líquido
- Desengordurante concentrado
- Escovas
- Detergente
- Lubrificante
Como desengordurar a corrente da bicicleta?
Para desengordurar corretamente a sua corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente da bicicleta e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverá em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesite em insistir nas zonas mais sujas!
Para ser mais eficaz, mais rápido e sujar-se menos, poderá utilizar o acessório de limpeza de correntes.
Por último, lave com água abundante para eliminar todos os resíduos. Efetivamente, mesmo depois de aplicar o produto, ficam sempre alguns vestígios de sujidade agarrados à corrente.
Para terminar, deixe o produto atuar durante alguns minutos antes de enxugar a corrente com um pano seco para remover totalmente os resíduos e vestígios de sujidade.
Depois de remover a sujidade da transmissão, a segunda fase da manutenção consiste em limpar os outros componentes: o quadro, as rodas, os travões, o guiador e o selim. Uma boa limpeza da sua bicicleta permite evitar a desafinação da transmissão, a perda de eficácia dos travões ou o aparecimento de ruídos parasitas suscetíveis de danificar o seu material e interromper a sua prática.
Como limpar a sua bicicleta?
Numa primeira fase, pode utilizar o spray de limpeza para bicicletas para uma limpeza rápida e eficaz. Basta pulverizar ligeiramente o produto no quadro e nos restantes componentes da bicicleta e, em seguida, esfregar com uma esponja ou um pano de microfibras para remover as nódoas e sujidades, assim como as manchas provocadas pelas bebidas do seu bidon.
Para uma limpeza económica, aconselhamos a utilizar um detergente concentrado próprio para bicicletas. Dilua o conteúdo de uma tampa num balde com 4 litros de água e utilize uma esponja tawashi ecológica e lavável para esfregar a bicicleta e remover as manchas e sujidades mais persistentes! Este produto tem também um poder lustrante que devolverá ao quadro da sua bicicleta o seu brilho natural.
Depois de desengordurar a transmissão e quando a bicicleta já estiver limpa, é tempo agora de lubrificar a sua transmissão.
Porquê lubrificar a corrente da bicicleta?
A lubrificação da corrente permite melhorar o rendimento e o desempenho da bicicleta para se obter uma troca mais suave de mudanças e melhor transmitir à bicicleta a força exercida pelas suas pernas nos pedais. Permite ainda evitar os rangidos da corrente que tornarão a sua prática menos agradável.
Como lubrificar a corrente da bicicleta?
Para lubrificar a sua corrente, basta aplicar algumas gotas de óleo na parte inferior da corrente, rodando ao mesmo tempo os pedais para trás com a mão. O produto ficará assim distribuído por toda a transmissão. Se prefere utilizar um lubrificante em spray, basta pressionar a tampa orientando o jato para a transmissão. Se optar por este método, tenha muito cuidado para não projetar produto no disco do travão!
A sua bicicleta já está agora pronta para ser utilizada. Boas pedaladas!
Atenção, não se esqueça que quando a sua transmissão ficar novamente suja, será necessário repetir as etapas de lubrificação e limpeza acima descritas para evitar que a gordura atraia mais sujidade e pó.