Desporto significa saúde e o seu objetivo passar por prevenir lesões, microtraumatismos e recuperar o mais rapidamente possível para usufruir dos seus benefícios, manter-se em forma e garantir o seu bem-estar. As dores musculares, após a prática desportiva, podem ser evitadas ou atenuadas para serem suportáveis e não gerarem desconforto, quer para a sua vida diária quer para retomar a sua atividade assim que possível.
O objetivo natural de qualquer desportista é alcançar o melhor desempenho. Contudo, o desempenho não pode ser alcançado a qualquer custo e, acima de tudo, a utilização de produtos ou medicamentos proibidos pela lei antidopagem nunca é admissível para vencer ou ter uma melhor recuperação. A alternativa ao doping inclui algumas medidas como o trabalho natural da condição física, as técnicas adequadas, o equipamento adequado e ainda a nutrição e os métodos de recuperação.
A recuperação desempenha um papel fundamental para qualquer desportista, independentemente do seu nível ou tipo de prática. Quanto melhor e mais rápida for a recuperação, mais poderá sentir um bem-estar físico e psicológico.
Os alongamentos, o frio, a nutrição, a hidratação e as massagens são alguns dos vários métodos complementares para uma recuperação adequada.
A massagem desportiva após o esforço físico, ao atenuar a inflamação, diminui a tensão muscular do esforço e reduz o aparecimento de dores retardadas, conhecidas como dores musculares.
A massagem funciona como cicatrizante das microlesões das fibras musculares lesionadas, ao aumentar a vasodilatação cutânea e facilitar as circulações venosa e linfática. O seu objetivo é, assim, analgésico e antiedematoso. Deste modo, a massagem funciona como um medicamento sem as suas eventuais contraindicações.
FICHA TÉCNICA DE UMA MASSAGEM DE RECUPERAÇÃO ADEQUADA
A massagem é efetuada num local com uma temperatura moderada e agradável, com uma iluminação suave e natural, para evitar qualquer agressividade visual. Idealmente, pode ser difundida uma música ambiente calma. O desportista será instalado numa marquesa de massagem larga e coberta com um resguardo descartável. Essa massagem pode ainda ser precedida por um duche quente, ou uma sessão de sauna, para facilitar a vasodilatação.
FINALIDADE
Drenar e ativar o sistema circulatório dos músculos, através da utilização de técnicas de amassamento, vibração, percussão e fricção, bem como de massagens suaves e não profundas com uma duração mínima de 20 minutos e com a aplicação de óleos essenciais, bálsamos reconstituintes ou talco, desde a extremidade até à raiz dos membros. Algumas zonas mais sensíveis podem beneficiar de uma massagem de tipo MTP (massagem transversal profunda), exceto se se tratar de uma lesão muscular recente, visto que correria o risco de agravar a lesão ou conduzir ao desenvolvimento de uma miosite ossificante.
TÉCNICA COMPLEMENTAR
A drenagem linfática manual, ou numa "máquina", pode ser sugerida como complemento da massagem para os desportistas que sofrem de insuficiência circulatória nos membros inferiores ou aquando da reatletização após a utilização de gesso.
COMPLEMENTO DA MASSAGEM
A aplicação de frio, sob a forma de duches localizados, ou outros métodos, contribui para acelerar a recuperação muscular.
Sugerimos alongamentos ativos após o esforço físico.
A automassagem, que favorece a circulação e o retorno venoso, está ao alcance de todos através da utilização de meias de recuperação.
As DOMS (Delayed onset muscle soreness), ou dores musculares após o esforço físico, ocorrem frequentemente após o mesmo.
A massagem desempenha um papel importante no processo de recuperação após o esforço físico, a fim de limitar ou atenuar os inconvenientes dessas dores musculares em todos os desportistas, independentemente dos seus níveis ou práticas.