A musculação tem como vantagem poder ser praticada como complemento de muitos outros desportos. O reforço muscular é um benefício que se associa facilmente a vários domínios, permitindo melhorar o desempenho no teu desporto de eleição.
São em particular os desportos de combate e de resistência que se associam bem à prática da musculação.
Durante muito tempo acreditámos que a musculação e os desportos de combate eram incompatíveis. Alguns pensavam que o trabalho com cargas fazia perder velocidade e flexibilidade, qualidades indispensáveis para os atletas desse desporto. No entanto, muitos desportistas constatam, atualmente, que praticar musculação melhora a força e reforça todos os músculos necessários para a sua prática. Associar musculação e desportos de combate permite assim:
• Ter mais potência (força e velocidade)
• Garantir uma maior estabilidade, indispensável para este tipo de desporto
• Evitar lesões reforçando os músculos e consequentemente as articulações
• Aumentar a massa muscular: o benefício estético também é notório
Para que consigas tirar o melhor proveito do reforço muscular, opta um plano de treino para as necessidades do teu desporto de combate e trabalha nos aspetos que gostarias de melhorar! É também uma boa forma de diversificar o seu treino!
A musculação é também uma ótima aliada para os praticantes de desportos de resistência. Corrida, futebol ou ciclismo são alguns exemplos de desportos que podem beneficiar com treinos de musculação no plano semanal.
O objetivo não é desenvolver massa muscular como um culturista, mas sim conseguir um reforço muscular suficiente para melhorar o teu desempenho e principalmente para evitar lesões! Por exemplo, mais força nas pernas pode significar um remate mais forte, um sprint mais rápido ou uma pedalada em esforço por mais tempo!
Muitos outros desportos de resistência beneficiam dos treinos de força e resistência muscular que a musculação proporciona. Começa já!