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Caminhada DESPORTIVA

Qual a diferença entre andar e caminhar?

Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia a dia e a forma de andar quando se pratica caminhada? O movimento do pé!

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Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia a dia e a forma de andar quando se pratica caminhada? O movimento do pé!
No primeiro caso, a caminhada é inconsciente, enquanto que no segundo caso ela é praticada de forma totalmente controlada.
Na caminhada, é fundamental articular bem o pé para trabalhar os músculos sem riscos de lesão.
Calça o teu calçado de caminhada e trabalha o teu "primeiro passo"!

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A Caminhada Desportiva ou a arte de articular bem o pé!

Saber "caminhar corretamente" na caminhada

Não obstante o teu ritmo brando, a caminhada exige um esforço ao nível do corpo. Quando nos deslocamos, transferimos a carga do nosso peso de um pé para o outro. Toda a técnica dos praticantes de caminhada reside neste movimento do pé que lhes permite suportar o seu peso, sem estar sujeito a ele. Um pormenor que faz toda a diferença! Para proteger as articulações, deverás deste modo procurar fazer essa transferência de forma equilibrada entre o pé que ataca o solo e o pé que propulsa graças aos dedos.

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Articular o pé: do calcanhar aos dedos

O objetivo consiste em obter uma maior amplitude de movimento articulando o pé em toda a sua extensão: do calcanhar aos dedos.

Na prática, deverás sentir os dedos do pé esquerdo a fazer tração no solo ao mesmo tempo que o calcanhar do pé direito ataca o solo.

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Pousa o calcanhar

Pousa o calcanhar no chão de forma suave. O impacto com o solo é amortecido mais eficientemente e repartido por uma maior superfície. Este movimento protege deste modo as articulações do teu pé. O risco de lesão aumenta se acelerares a passada pisando o solo com todo o teu peso num pé. A boa articulação do pé e, nomeadamente, o apoio do calcanhar no solo, permite caminhar com leveza!

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Articula o pé

Quando o calcanhar estiver assente no solo, articula totalmente o pé de modo a sentires todas as articulações a mover com fluidez. Este movimento específico da caminhada atenua qualquer impacto que possa ser transmitido ao nível dos joelhos, das ancas e das costas. Fica atento ao teu corpo para afinar a articulação da passada.

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Impulsiona o teu corpo com os dedos do pé!

Quando o teu pé estiver assente no solo em toda a sua superfície, chega o momento de "fazer tração" de forma enérgica com os dedos do pé.

A NOSSA DICA: para executar bem este movimento nem sempre intuitivo, imagina que queres mostrar a sola dos teus sapatos a uma pessoa que segue atrás de ti! Não descures esta propulsão, uma vez que é esta fase que te permitirá adiantares e ganhares potência e velocidade na caminhada.
Se dominares bem este movimento, trabalharás os músculos dos pés, das pernas, das coxas e das nádegas.
Como já deves ter percebido: caminhar corretamente é toda uma aprendizagem!
É inclusivamente a condição principal para uma passada leve e ritmada, perfeitamente coordenada com o movimento dos braços.

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