Oito coisas que precisa de saber sobre a pole dance

8 Curiosidades que precisa de saber sobre a pole dance

Em parte arte, em parte desporto, a pole dance emana fascínio e inspira clichés, ao mesmo tempo que ganha cada vez mais entusiastas.
Embora tenha tantos fãs quanto críticos, é um desporto fascinante de descobrir.

A pole dance combina dança e acrobacia usando um varão vertical fixo. Alcança um equilíbrio entre sensualidade, fitness e ginástica.

Muita gente pensa em "strippers" quando pensa em pole dance. Mas a pole dance remonta aos circos itinerantes, onde surgiu como forma de entreter os espectadores. 

A partir dos anos 90, os instrutores de dança e de fitness começaram a usar o varão como acessório de treino e expressão artística: a pole dance tornou-se uma modalidade artística e desportiva, que tem atraído um número crescente de fãs.

Porque é que este desporto se tornou tão popular? Que benefícios oferece? Onde é possível praticar este desporto e quanto custa?
Estas são as oito coisas que precisa de saber sobre a pole dance!

1. Há diferentes tipos de pole dance

Na maioria das vezes, quando alguém fala em "pole dance", imaginamos logo um clube de strip. Embora tenha ficado conhecida nos anos 50 por este motivo, a sua história remonta a muito antes e a pole dance evoluiu consideravelmente desde os anos 90.

A pole dance é um desporto multidisciplinar!

Engloba várias práticas, que podem ser divididas em três famílias principais:
- Pole dance desportiva, ou "fitness pole dance";
- Pole dance artística;
- Pole dance exótica.

Leia o nosso artigo sobre os diferentes tipos de pole dance e respetivos benefícios

Roupa de pole dance

2. É necessário um vestuário específico para a pole dance

Para a maioria das pessoas, a pole dance é sinónimo de pele à mostra. Tal deve-se a razões estéticas, mas também a razões práticas.

Este desporto pratica-se usando um varão de metal vertical. Para a realização de determinados movimentos e para garantir o suporte com os braços, axilas ou coxas, estas partes do corpo devem estar em contacto direto com o varão. Caso contrário, vais escorregar e esgotar-te.

Vestir a roupa certa não significa só poder de sedução - significa também segurança e técnica. É preciso garantir que há sustentação suficiente no varão.

Mas há muitos movimentos no solo ou em redor do varão que não exigem ter "pele à mostra". Porém, se quiseres praticar movimentos aéreos de nível intermédio e avançado, irás precisar de ter algumas zonas descobertas.

3. Qualquer pessoa pode praticar pole dance

Homens e mulheres...
A pole dance pode ser o desporto ideal para ti, quer sejas homem ou mulher!
Cada vez mais homens aderem a este desporto, havendo também um número crescente de instrutores masculinos.

Há, até, mães que praticam este desporto com os seus filhos de 6 ou mais anos. Este desporto ensina coordenação e consciência corporal e fortalece os teus músculos estabilizadores profundos.

Muito musculado/a ou nem por isso...
Não importa se és uma pessoa desportiva com músculos bem definidos ou não. A pole dance é perfeita para todas as condições físicas e todos os tipos de corpo!

A desculpa "Não tenho força suficiente para elevar o meu corpo" não funciona!

Claro que um praticante iniciante de pole dance não vai começar a primeira aula com acrobacias aéreas a quatro metros do solo. Há muitos movimentos diferentes acessíveis a iniciantes, que são divertidos e que o ajudarão, pouco a pouco, a ganhar confiança e força.

Haverá sempre movimentos adequados ao teu nível. O único limite é a imaginação.

Ultra-flexível ou super tenso…
Não é preciso saberes fazer a espargata para se dedicar à pole dance.
Muitos dos movimentos não requerem flexibilidade para serem executados corretamente.

Posto isto, sem dúvida que, com este desporto, vais ganhar flexibilidade. Um corpo flexível é sinal de boa saúde.

a pole dance é um desporto

4. A pole dance é um desporto três-em-um. 

Esta modalidade é, sem dúvida, artística, mas também é bastante atlética. Aos poucos, vais trabalhar todo o corpo, mobilizando os teus músculos profundos.

A tua resistência, cardio e flexibilidade vão ser exercitadas.

É como um canivete suíço do exercício físico.
Em apenas 90 minutos, realizarás um treino de corpo inteiro e ainda mais!

O corpo de Fawnia Mondey fala por si. Mas convém saber que o corpo dela não é representativo de todos os dançarinos de pole dance!

clichés da pole dance

5. A pole dance pode impulsionar a tua autoconfiança

Todos temos os nossos complexos...
Desde "Não sou suficientemente alto(a)/magro(a)/musculado(a)" a "Sou demasiado alto(a)/magro(a)/musculado(a)/pesado(a)/velho(a)", a lista de defeitos parece interminável.
Mas um benefício surpreendente deste desporto é sem dúvida o impacto na nossa auto-imagem.

A combinação de fitness com arte faz da pole dance um desporto mágico na construção da autoconfiança.

À medida que ficas mais forte, vais começar a valorizar o teu corpo e a conectares-te com as tuas emoções. Sentir-te-á melhor contigo próprio e a tua confiança transparecerá.

Gradualmente, verás que o mundo da pole dance une uma comunidade coesa de dançarinos que o incentivarão!

6. Podes praticar pole dance na escola ou em casa

Atualmente em todo país, existem mais de 47 escolas e estúdios onde podes praticar pole dance e este número continua a crescer.
Embora recomendemos iniciares-te numa escola, para aprender as bases e como aterrar em segurança, também podes praticar este desporto em casa.

Há varões para instalar no solo ou num suporte.
Podes aprender online em clubes ou plataformas como o YouTube: Experimenta procurar por “vídeo pole dance” ou “pole dance”.

Contudo, é uma boa ideia começares com um profissional para adquirir bons hábitos
À procura de uma escola de pole dance? Usa este motor de pesquisa para encontrares uma perto de ti.

7. Um desporto por mérito próprio

A pole dance é considerada um desporto por direito próprio pela Global Association of International Sports Federations, desde 2017.

Existem duas outras federações internacionais: a Federação Internacional de Pole Sports (IPSF) e a World Pole Sports & Arts Federation (POSA). 
Cada uma delas tem um código de pontuação para competições complexo.

Em Portugal, a pole dance é reconhecida pela Associação Portuguesa de Varão Desportivo (APVD).

8. Uma modalidade conhecida pelos seus clichés

Todos temos vários clichés sobre a pole dance na cabeça. Vejamos quais são verdadeiros e quais são falsos.

clichés da pole dance

Cliché n.º 1: “dói”

VERDADEIRO e FALSO.
Quando aprendes certos movimentos novos, em função do ponto de contacto com o varão, pode doer ao início e poderás acabar com nódoas negras. Mas isto não se aplica a todos os movimentos, e quanto mais praticares mais te irás adaptar e menos nódoas negras vais ter.

Cliché n.º 2: “não é para mim”

FALSO.
Digam o que disserem, qualquer pessoa pode praticar pole dance. Depende de ti ultrapassares as tuas crenças limitadoras e escolheres o tipo de pole dance e o nível mais indicados para ti.
Liberta-te desses clichés e experimenta algo novo! Vivência todos os benefícios deste desporto!!

Cliché n.º 3: “é caro”

VERDADEIRO e FALSO.
É claro que não podes comparar o preço de uma aula de pole dance ou da subscrição na escola à corrida, em que a única despesa que poderás ter é o teu kit. Por cada aula de grupo de pole dance de 90 minutos, podes contar despender cerca de 20 € ou 40 €, em função da escola e do local.
Mas se comparares este valor com o ginásio ou a subscrição de uma escola de dança, é mais ou menos o mesmo. E não te esqueças de que a pole dança vai trabalhar o corpo inteiro! É um treino três-em-um.

Cliché n.º 4: “é para clubes de strip” 

FALSO.
Provavelmente já percebeeste que praticar pole dance não faz de ti um(a) stripper. Por acaso, os varões usados nos clubes de strip já nem são iguais.
Aliás, podes até magoar-te se tentares executar uma inversão num varão de clube de strip.

Cliché n.º 5: “é necessária flexibilidade” 

FALSO.
Podes executar vários movimentos diferentes que não requerem muita flexibilidade. Porém, com a pole dance podes ganhar flexibilidade.

Cliché n.º 6: “não é um desporto” 

FALSO.
Claramente não é verdade. É difícil dizer que a pole dance não é um desporto - foi reconhecida como tal por federações internacionais e exercita o corpo e a mente, queimando, num treino, entre 400 e 600 calorias.

Mas as mentalidades estão a mudar... Estes clichés estão a começar a dar lugar à curiosidade e, até, fascínio.

Agora já pode dizer que sabe tudo sobre pole dance!
A pole dance combina arte e atleticismo, o que a torna um desporto por direito próprio, com um conjunto de benefícios, incluindo uma melhoria da autoconfiança.
Queres explorar este desporto? Quer sejas mulher ou homem, jovem ou nem por isso, redondinho(a) ou magro(a), temos a certeza de que vais adorá-lo assim que o experimentares. Partilha a tua experiência connosco em @decathlondance e @decathlonportugal

Os benefícios da pole dance e os tipos de dança

Os benefícios da pole dance e os tipos de dança

A pole dance é uma disciplina completa que não se resume a um único treino. O que é a pole dance e quais os seus benefícios para o corpo?