“UMA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR BASTANTE GERAL"

Em suma, nem sempre é fácil praticar desporto como se gostaria. Então como voltar a fazer desporto ? E porquê?

BG Retoma do exercício físico Yannick

Yannick praticava bastante desporto até que, como para muitos, os estudos vieram perturbar uma mecânica bem rodada. Acrescente a isto uma vida familiar… 

QUAL ERA A TUA RELAÇÃO COM O DESPORTO ATÉ AGORA?

 

Comecei a jogar futebol com a idade de 5 anos, e continuei até aos meus 18 anos. Depois, pratiquei natação… até ter sido selecionado pela equipa da Lorraine. Musculação, aikido, boxe tailandesa, mergulho subaquático (sou principiante nível 3)… Adoro o desporto! Se pudesse, lançava-me em todos os desportos existentes. Mas, porém, tenho restrições de tempo, familiares, monetárias… a vida... tive que fazer uma escolha. E parei de fazer desporto por completo.

Continuei a praticar um pouco de futebol de cinco. E durante um jogo, fiz uma rutura de ligamento cruzado e tive que parar por completo. E, em abril de 2017, decidi que deveria voltar a fazer desporto.

QUAL FOI O DETONADOR?

Estava com licença parental há alguns meses e precisava de gastar energias, apanhar ar. O desporto mais fácil de praticar é a corrida: só precisamos de uma par de sapatilhas. Tinha pensado no carrinho de bebé para correr… mas este tipo de carrinho custa carro! E gosto de correr sozinho.

Bem, fui correr e constatei que tinha perdido tudo aquilo que já tinha alcançado quando era mais novo. Desde janeiro de 2018, estabeleci uma verdadeira agenda, com 3 sessões por semana.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE JÁ SENTISTE?

Estou mais pausado, mais calmo. Enervo-me menos e durmo muito melhor. O desporto permite-me eliminar todas as fontes de stress diárias. Sentimo-nos muito melhor, vemos as coisas com mais ponderação, com menos vontade de se enervar, de gritar.

A sensação de bem-estar é geral. E o bónus, é que permite perder peso sem andar sempre a ter muitos cuidados. Não era o objetivo principal, mas é sempre bom de ver os benefícios.

começar a fazer desporto para gastar energias
trail Yannick

COMO É QUE PERSPETIVAS O FUTURO?

Espero diminuir o meu tempo nos 10 km (passar para 40 minutos). 
Também faço fortalecimento muscular (abdominais, tonificação, flexões…) nos dias em que não corro. 

Também comecei o trail e estou a pensar lançar-me no Trail das "crêtes vosgiennes"

33 km com desnível de 1100 m ! 
Estou a pensar também num triatlo S cross… só para testar.

Mas o tempo é escasso para fazer tudo!

O QUE DIRIAS A UM NÃO-DESPORTISTA PARA MOTIVÁ-LO?

Que arranjar tempo para si mesmo vale a pena! Sentimo-nos muito melhor depois de uma sessão de desporto, em vez de ver televisão...

E A SUA HISTÓRIA QUAL É?

CONTAMO-NOS TUDO!

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