Van Life: como preparar a minha primeira road-trip?

Van Life: como preparar a minha primeira road-trip?

Sentes-te tentado pela vanlife, mas precisas de saber mais antes de experimentares esta microaventura? Está no sítio certo!

Não se pode fazer de bicicleta, nem a pé... Muitas pessoas sentem-se tentadas pela ideia de uma microaventura numa van, mas há muitas questões que se colocam antes de dar o passo em frente. Graças a Benjamin (designer de tendas da Decathlon), vamos eliminar as barreiras à prática. Embarca na vanlife!

Vanlife significa regressar à sobriedade e ao prazer de não ter um plano. O meu conselho é que partas com todo o equipamento necessário e que te deixes guiar pela estrada e pelos teus desejos.

Van Life: como preparar a minha primeira road-trip?

Um viagem perto de casa

Contrariamente à opinião generalizada, a vanlife não implica necessariamente viajar à volta do mundo , pode envolver micro-aventuras com a duração de dois ou três dias. De facto, é uma viagem que tem mais probabilidades de ser local. "Penso que há uma tendência para deixar de viajar de avião, o que tem um enorme impacto ambiental. Em vez de viajar 2.000 km sem saber realmente por onde passei, estou a adotar uma abordagem de itinerância, conhecendo pessoas pelo caminho" diz Benjamin Lafoux, designer de tendas da Decathlon.

Vanlife pode significar decidir numa sexta-feira à noite, fugir de tudo não muito longe de casa. O objetivo é poder partir rapidamente, ter já o seu equipamento pronto para embarcar.

Os benefícios de uma viagem de van

Como já foi referido, existe também a flexibilidade de poder partir facilmente de um dia para o outro, pelo que não tens de te preocupar em planear a tua viagem com semanas de antecedência quando tens o teu próprio veículo. Não é necessário muito equipamento ou planeamento.
Mas mesmo que não tenhas um veículo apropriado, é possível alugar um, o que requer um pouco mais de planeamento. Alguns prestadores de serviços alugam carrinhas convertidas muito confortáveis, que são uma boa solução se estiveres preocupado em dormir mal. Podes também alugar tendas de tejadilho e todo o equipamento necessário para o teu bivaque. Podes também investir ou pedir emprestado a amigos.
Por fim, podes descobrir lugares novos e maravilhosos perto de casa ou em Portugal.

"A primeira vantagem para mim, enquanto desportista, é ter o meu equipamento comigo. Viajar de avião ou de transportes é complicado com muito equipamento."

Como organizar uma micro aventura em van?

Geralmente temos um destino. Isto pode significar fazer uma visita ou descobrir um parque natural. Assim, embora o objetivo possa ser claro, o caminho para o alcançar pode variar, o que constitui o sentido da prática.  A Vanlife é muito mais livre do que o habitual parque de campismo estático, onde é necessário reservar um espaço por um determinado período.

"Utilizo muito a APP Park4night, que referencia os spots de campismo selvagem", diz-nos o nosso habitué do campismo.

💡 De facto, uma das barreiras a esta prática é que não é permitido dormir em qualquer lugar. Por isso, é interessante saber quais os sítios que estão por perto, com as avaliações dos utilizadores.

💡 Podes acampar em todas as estações, bastando para isso equipares-te de forma diferente. No entanto, lutar contra o frio, estando ao ar livre dia e noite, requer muita energia. "Por isso, recomendo um sítio com pouca chuva e um clima temperado" diz o habitante da montanha.

A gestão da autonomia e da água quando se viaja numa van

Em primeiro lugar, gerir a autonomia significa ser capaz de recarregar um telemóvel ou uma lâmpada, por exemplo. Algumas pessoas compram diretamente um painel solar e uma bateria. "Pessoalmente, trato deste aspeto fazendo paragens em vários locais" explica Benjamin.
No que diz respeito à gestão da água, as garrafas de água isotérmicas podem ser úteis para conservar o café ou a água quente preparados de manhã. Um fogareiro também é útil , e, por vezes, está incorporado na carrinha para os mais "faz-tudo" do grupo.

Van Life: como preparar a minha primeira road-trip?

Como tomar banho numa viagem de van?

O produto indispensável para a higiene, é o chuveiro com pressão ou chuveiro solar. "Pessoalmente utilizo muito o primeiro, por ser multi-funções" diz-nos um pai de família. "Posso limpar o meu material, fazer a minha higiene ou lavar a loiça".
O chuveiro solar pode ser instalado no tejadilho da van, o que permite que esteja quente para utilizar à noite. Para mais intimidade, também existem cabines de duche.

Dicas para uma viagem de van bem sucedida

O sabão biodegradável é indispensável. Quando queres fazer campismo selvagem, não podemos deixar qualquer tipo de sabão em qualquer lado. É essencial ter cuidado para não deixar qualquer vestígio depois de sair de um local.

E em termos de organização?
"O espírito essencial quando se parte com quatro crianças, é a organização" afirma Benjamin. As viagens de carro significam que tudo tem de ter um lugar, que temos de tirar os sapatos antes de entrar no camião, etc.
"O nosso "truque" para sair rapidamente é um sistema de caixotes que montei na parte de trás do meu veículo. Cada passageiro tem um, e não pode exceder o volume desta caixa quando faz as malas. Quando estão prontos, coloco-os na carrinha no seu lugar específico" explica o nosso viajante regular em van.

+ conselhos sobre a vanlife 

grupo de jovens a cozinhar no campismo decathlon

Como cozinhar em campismo ou viagem?

Tens o espírito de um nómada e estás a pensar ir de férias acampar ou viagem mas a cozinha não é a tua praia? Estás no sítio certo!