Uma viagem de surf em família à Bretanha

Uma viagem de surf em carrinha: destino Bretanha para toda a família

Porquê partir numa viagem numa carrinha com toda a família?

Passar as tuas férias com a família, satisfazendo ao mesmo tempo a tua paixão pelo surf: missão impossível? Então e se uma autocaravana fosse a solução? Julien, Magali e Tao de 6 anos estão de volta para nos contarem as suas experiências na sua viagem pela Bretanha: 

Ficámos apaixonados pelas férias "em autocaravana" na Austrália, e desde então temos estado a pensar em ter a nossa própria autocaravana. O nascimento do nosso filho Tao fez toda a diferença, porque estávamos determinados a partilhar com ele o nosso amor pelas viagens e pelo surf. Viajar em autocaravana evita todas as limitações impostas por um horário. Escolhes o teu destino, e a viagem desenrola-se de acordo com os teus desejos e caprichos, sem esquecer as ondas!

Uma viagem de surf em carrinha:destino Bretanha para toda a família

1/ Viajar por um capricho e uma onda

No Verão passado, tivemos pouco menos de três semanas de férias. Não valia a pena ir longe demais para desfrutar das ondas, por isso dirigimo-nos para a Finisterra na Bretanha! É um lugar que parece satisfazer todos os nossos critérios: belas paisagens, pouca gente, ondas e a possibilidade de fazer campismo selvagem. E, como bónus adicional, o tempo também esteve do nosso lado!

Queríamos ficar na nossa casinha sobre rodas, porque isso torna a organização das férias muito mais fácil. Não havia necessidade de fazer reservas, se o tempo estivesse mau, então podíamos escolher outro destino no último minuto, tínhamos todo o nosso kit connosco, o Tao adora viajar na carrinha e sente-se bastante em casa, e podíamos montar acampamento perto dos locais de surf de acordo com as previsões de swell.

Adoramos "viajar com calma." Mesmo que não nos tenhamos mexido muito durante as nossas três semanas de férias, e não tenhamos conseguido fazer tudo na nossa lista de atividades, realmente aproveitámos ao máximo todos os lugares onde parámos. 

2/ Levar (uma parte) as tuas pranchas contigo

Acabaram-se as dores de cabeça ao alugar pranchas de surf por um dia e ter de as devolver precisamente quando a ondulação está a melhorar no spot.Mas não há muito espaço de manobra numa viagem de família numa carrinha. Então, que pranchas de surf deves levar contigo na tua viagem de carro?

? O Julien leva sempre pelo menos duas pranchas: uma para ondas pequenas e outra para condições de surf mais favoráveis. Eu ainda surfo ocasionalmente, mas muito menos desde que tive o Tao. Eu costumava gostar muito das sessões que passávamos a surfar juntos, mas agora temos de nos revezar para tomar conta do Tao. Comecei a surfar muito tarde, e mesmo que tenha feito alguns progressos, o facto de já não entrar regularmente na água fez-me regredir. Para as nossas férias na carrinha, decidimos comprar uma Malibu, que é mais compacta do que uma longboard, e permitiu-me voltar a surfar nas suaves condições de Verão, enquanto ensinava o Tao a surfar ao mesmo tempo.

Assim, optámos pela  prancha de surf Olaian 500 8'2, que oferece uma relação qualidade/preço imbatível, uma estrutura sólida que pode ser transportada em segurança no tejadilho da carrinha  e que também parece muito boa. Este modelo com as riscas verdes já não está disponível nas lojas Decathlon, mas foi substituído por este, que tem exatamente a mesma forma. Para o próximo Verão, comprámos a prancha de espuma 6'0 500  para o Tao. Sinto-me mais confiante quando ele está a surfar numa prancha de espuma, em vez de uma prancha de resina, especialmente porque, agora que ele é mais alto, já não quer que o empurremos para as ondas, e quer surfar "sozinho" ao lado do pai.

Uma viagem de surf em carrinha:destino Bretanha para toda a família
ensinar o teu filho a surfar

3/ Partilhar o teu amor pelo surf com os teus filhos

Algumas dicas para viciar os teus filhos no surf

Tao começou a ir para a água quando era muito novo. Aos 6 meses de idade, foi às aulas de natação para crianças e já conseguia nadar debaixo de água. Ele realmente adora este elemento! Aos três anos de idade estávamos a empurrá-lo nas nossas pranchas. Ficava deitado ou ajoelhado,  mas no ano seguinte já se conseguia levantar na nossa longboard.

Comprámos-lhe bodyboard quando ele tinha quatro anos, para que pudesse brincar sozinho na rebentação, sem se assustar com as ondas. Mas não queria desistir do seu bodyboard e aprender a surfar...Conseguimos fazê-lo mudar de ideias, dizendo-lhe que estávamos a comprar uma prancha de surf para ele (que na verdade era para todos, mas era uma boa forma de o motivar). Foi à Decathlon com o pai para comprar a Mini Malibu Olaian, e ficou encantado!

aulas de surf com os teus filhos

Inscrever o teu filho em aulas de surf

Uma vez que queríamos que o Tao se juntasse a nós na água, mas não o queríamos apressar, inscrevemo-lo para algumas aulas de surf durante as férias, para que ele pudesse aprender o básico com alguém de fora da família. Ele saltou de alegria quando conseguiu fazer o seu primeiro take-off.  Desde então, ele quer surfar todos os dias, para alegria dos seus pais. A prancha 8'2 não foi concebida para crianças ou principiantes (a prancha é demasiado larga para o Tao remar), mas, como tem bastante volume e o Tao já é bastante proficiente, ele pode facilmente levantar-se na prancha enquanto o seu pai o empurra através da espuma da praia.

4/ Escolhe um destino que se adapte a toda a família

A Bretanha é um ótimo sítio para uma road trip.Podíamos montar acampamento onde quiséssemos, a paisagem é magníficahá ondas suficientes para todos e a comida também é boa. Apaixonámo-nos por este sítio.

Ficámos na Finisterra, viajando ao longo da costa, desde La Torche até Crozon. Para surfar com o Tao, gostámos muito da praia de St Tugen e o Julien gostou da praia La Palue na península de Crozon.

A única desvantagem desta viagem de surf foi que a água estava fria. Mas não é fácil partir na carrinha e encontrar um destino onde a água esteja muito quente. A vantagem era que havia menos pessoas nos spots.

Recomendo vivamente este destino para uma viagem de surf em família no Verão. E quando o surf não está em alta, há muitas coisas para fazer: caminhadas, aquários, grutas ao ar livre, etc.

Mas surfávamos quase todos os dias, mesmo quando não se previa nenhuma ondulação, continuávamos a sair para a água. Pura alegria para toda a família!

A família surfista

Julien, Magali e Tao

Fãs de viagens, da vida em autocaravana, da natureza e do desporto. Viajamos há muitos anosSeparadamente, antes de nos conhecermos, e agora juntos. E depois, alguns anos mais tarde, ficámos muito contentes por receber o nosso pequeno Tao na nossa família de aventureiros.