Além de ser relaxante durante o esforço, a música será muito eficaz para o motivar e dar-lhe o ritmo e a cadência durante as suas sessões de natação.
Quer seja mais Rock’n’Roll, Clássica, Rap ou até R’n’B, a mistura dos benefícios musicais relaxantes e dos benefícios aquáticos calmantes irão permitir-lhe abstrair-se libertando-se da pressão à sua volta.
Para o inspirar, a Nabaiji propõe-lhe algumas ideias musicais através da sua SwimPlaylist, adaptadas a cada parte dos seus treinos.Não hesite em personalizá-las... A escolha é sua!
Leitura...
Toda a gente sabe que é extremamente importante aquecer adequadamente antes de qualquer treino mais intenso, para não sofrer lesões e influenciar de forma negativa o seu prazer pela natação. Aqueça durante uns quarenta minutos para despertar todas as suas articulações, músculos e frequência cardíaca.
O objetivo não é dar logo o máximo dos máximos, mas sim concentrar-se na técnica dinamizando os seus músculos e começar a integrar um máximo de sensações de deslize.
Vamos começar com músicas ritmadas... mas não muito!
Os exercícios educacionais de natação são exercícios centrados num ponto preciso da técnica de natação. A repetição destes exercícios permite corrigir o movimento, ter consciência dos mesmos, e automatizá-los para deixarem de constituir um esforço (físico e mental).
Nesse sentido, os exercícios educacionais devem ser executados lentamente para permitir que o cérebro integre o bom movimento transformando-o, aos poucos, num hábito.
Assim, vamos privilegiar músicas menos ritmadas para não perder a concentração!
Para os/as nadadores(as) (ou até triatletas) que procuram nadar cada vez mais quilómetros dia após dia, em piscina ou em águas abertas, os treinos com séries aeróbicas são obrigatórios!
As séries aeróbicas são realizadas a uma intensidade moderada e, por isso, conseguirá aguentar o esforço durante um período prolongado. Tratam-se de séries de treino muito úteis para aumentar a resistência.
Já deu para perceber, aqui 4 ou 5 músicas não serão suficientes, é melhor acrescentar mais 5 ou 6 músicas à playlist!
Os velocistas costumam gostar mais de séries curtas mas exigentes, as famosas sessões anaeróbicas! Os músculos podem ficar paralisados muito facilmente (ácido láctico), e podem surgir cãibras!
Este tipo de séries de treino não pode ser realizado durante um tempo muito prolongado devido à sua intensidade. Muitas vezes, é uma repetição de curtas distâncias (25m, 50m ou até 100m), para trabalhar a potência e a resistência.
Atenção: o ritmo fica praticamente frenético, por isso, cuidado para não gastar toda a energia logo na primeira música!
Para voltar à calma, dê prioridade à descontração dos músculos, concentre-se na sua técnica de natação e tente sentir as sensações aquáticas de deslize ao máximo.
Se existe uma parte do treino favorável para ouvir música, é esta! Ficará satisfeito pelo seu esforço e relaxado pela melodia.
Assim, vamos escolher músicas que farão com que o ritmo cardíaco desça com calma...
Não se esqueça de alongar e de se hidratar para evitar qualquer dor muscular no dia a seguir. Não hesite em tomar um duche bem frio para ativar a circulação e favorecer a recuperação. Obviamente, pode fazer isto com música!
Além disso, se gosta de cantar, este é o momento perfeito para cantarolar a sua música preferida!
“Mi Me Ma Mo Mu...”
E você? Quais são as suas músicas favoritas para praticar desporto?