TRIATLO: Como preparar-se de modo eficaz?

Triatlo: como preparar-se de modo eficaz?

É um bom nadador? É também um bom corredor e adora pedalar? Então, porque não experimentar o triatlo?

TRIATLO: Como preparar-se de modo eficaz?

Como definir o triatlo?

"Um desporto, duas transições, três modalidades", assim se poderia definir o triatlo. Atualmente, os atletas não se limitam a uma única atividade. Querem descobrir outras sensações e experimentar coisas novas.

Os atletas passam facilmente de uma atividade para outra e são cativados por desportos multidisciplinares. É por isso que o triatlo atrai cada vez mais pessoas. A combinação de natação, ciclismo e corrida requer treino em virtude de ser uma modalidade que combina três desportos de resistência.

Além da prática de três atividades desportivas numa única modalidade, os triatletas procuram também praticar mais frequentemente a sua modalidade em ambientes naturais e exóticos, em águas abertas e ao ar livre.

Para um triatlo decorrer sem problemas, o triatleta deverá conhecer o seu corpo, as suas capacidades e os seus limites. Também deverá conhecer os seus recursos, desenvolvê-los e aprender a gerir sua energia ao longo do tempo.

Existem várias formas de triatlo, de curta ou longa distância. Deverá escolher o mais adequado ao seu nível de prática.

Como treinar para um triatlo?

O triatlo é um novo tipo de treino, pois combina três desportos. Essa riqueza permite abordar a programação do treino de modo muito moderno e original, incorporando um novo fator: o treino cruzado.

Esse novo processo permite que a programação seja abordada sob um ângulo muito diversificado, em função da época do ano.
Por vezes ajuda a diversificar o treino, por vezes reduz os riscos de lesões e evita a fadiga psicológica durante a recuperação.

Na natação, independentemente da distância (curta ou longa), o treino deverá ter um papel relevante ao longo do ano por dois motivos importantes:

- para a manutenção da técnica de natação
- para a possibilidade de uma transferência positiva (mínima) do treino de natação para a corrida.
 
Relativamente ao ciclismo, independentemente da preparação escolhida, o treino deve ser principalmente orientado para o desenvolvimento das capacidades aeróbicas essenciais. Na verdade, o ciclismo é um desporto de baixo impacto onde se deve privilegiar o trabalho de resistência a fim de limitar os riscos de lesões. O treino ocorre de forma lenta e contínua, em grupo ou individualmente.

Na corrida, aplica-se o mesmo princípio em função da distância que pretende percorrer. Seja de curta ou longa distância, as corridas longas devem ser programadas ao mínimo a fim de limitar os riscos de lesões e, simultaneamente, permitir as adaptações musculares essenciais à competição.

TRIATLO: Como preparar-se de modo eficaz?

Como preparar as transições?

O triatlo é um desporto de resistência que combina três modalidades distintas na seguinte ordem:

- natação,
- ciclismo,
- corrida.

A transição é uma atividade específica da modalidade. Começa no final de uma modalidade e termina no início da modalidade seguinte e inclui a transição que ocorre no parque de bicicletas.

Sendo um dos elementos do triatlo, é aconselhável integrá-la na programação.

Existem 2 tipos de transições:

- natação / ciclismo,
- ciclismo / corrida.

Por último, alguns conselhos para programar os seus treinos...

Independentemente do desporto praticado, por vezes é difícil encontrar tempo para programar os seus treinos. Eis alguns conselhos para ajudá-lo:

- equilibre a vida profissional com a vida pessoal
- defina claramente os seus objetivos e o seu nível de motivação
- intervale adequadamente as sessões de intensidade
- alterne adequadamente as 3 modalidades
- aproveite o fim de semana para realizar a longa sessão da semana
- programe sempre um dia de descanso por semana
- diversifique os conteúdos das sessões de treino