Fica a conhecer todos os conselhos que temos para ti, sobre o que deves fazer em caso de tempestade na montanha.
O céu na montanha é caprichoso e reserva por vezes surpresas estranhas.
O verão é certamente a estação do ano para desfrutar da montanha através da caminhada mas é também a estação do calor forte e por conseguinte, o período das tempestades!
A principal razão é a rapidez com a qual a tempestade chega até nós, o tempo na montanha muda rapidamente sem que tenhamos tempo de nos aperceber. Então, tens de aprender a estar atento e observar o ambiente que te rodeia. É aconselhável consultares sempre a previsão do estado do tempo local e ires observando o céu regularmente.
Muitas das vezes, podes identificar os sinais de alerta de tempestade pela presença de nuvens a grande altitude de cor escura.
É certo que podem ser duma grande beleza, impressionantes e espetaculares mas é preciso cautela enquanto se vê.
Para além do transbordar dos rios, da queda de pedras, a mudança rápida das temperaturas e do granizo, o perigo principal é o de ser atingido por um raio.
A questão será sobretudo: quais são os sítios a evitar?
Sobretudo tentar não estar numa orla, num cume ou debaixo duma árvore isolada onde poderá estar no ponto culminante:
- Não procures abrigar-te debaixo duma árvore ou duma formação rochosa;
- Mantém-te longe de qualquer área com água, lagos, rios, riachos... porque a água é condutora de electricidade.
Retira todos os teus objectos metálicos como bastões (por exemplo) e afasta-te deles.
- A posição correta a adoptar deve ser agachado ou "de cócoras" (pés juntos, braços à volta dos joelhos, a cabeça em cima dos joelhos) em cima da mochila, ou em cima de um isolante qualquer, não importa qual, e sem que os teus pés toquem no chão;
- Se estás em grupo mantenham uma distância entre cada um dos membros. Finalmente, deves manter a calma e ser paciente até que o tempo abra para continuares com a vossa caminhada. As tempestades são geralmente intensas mas são de curta duração.
Quando te aperceberes da chegada das nuvens cinzentas escuras que anunciam a tempestade ou as primeiras gotas de água, coloca antes de ficares molhado a tua roupa de chuva para te manteres seco uma vez que a humidade é condutora.
Prevê também a diminuição da temperatura e veste uma camada quente debaixo da tua roupa impermeável.
Finalmente, para evitar que os teus pertences no interior da mochila fiquem molhados podes cobri-los com uma capa anti-chuva ou vestir uma capa de chuva em vez do seu casaco impermeável.
Num trek de vários dias onde a meteorologia é mais difícil de antecipar, lembra-te de arrumar os pertencentes protegidos em bolsas impermeáveis. As distâncias percorridas debaixo de chuva parecem por vezes mais longas, podes também levar umas sobrecalças impermeáveis.