Os conselhos para progredir corretamente no squash

Squash: 10 conselhos para progredir rapidamente

Gosta de squash, joga muitas vezes contra o Duarte, e ainda não consegue derrotá-lo? Coloque em prática os 10 pontos seguintes para lhe dar cada vez mais luta!

O comprimento da bola no squash

A colocação da bola

A colocação da bola no campo é um dos primeiros critérios de sucesso no squash.

Numa bola paralela, aponte o primeiro ressalto para a linha traseira do quadrado de serviço para que possa obter um segundo ressalto no nick traseiro (o nick é o canto entre o solo e a parede vertical).

Isto leva o seu adversário rapidamente para o canto da parte traseira do court e impede-o de ter oportunidades de atacar.

largura de bola no squash

A largura

Explore a largura do campo para que as bolas ultrapassem o adversário colocando-o em dificuldade. Quanto mais próxima da parede lateral conseguir colocar a bola, mais complicado será para o adversário colocá-lo em dificuldade.

O controlo do T no squash

Controlar o t

Após cada bater de bola, volte rapidamente para o T e conserve o seu controlo obrigando o adversário a ficar mais para trás ou próximo da parede. Controlando o T consegue chegar rapidamente a todas as bolas e controlar mais facilmente a partida. É nesta fase de recolocação no T que deve recuperar fisicamente.

Variação do ritmo no squash

Variar o ritmo

Varie a potência das pancadas entre fortes e suaves para dar ritmo à troca e surpreender o seu adversário. Utilize os Lobs para recuperar o controlo do T. Se o seu adversário bater forte o tempo todo, corte o ritmo com bolas suaves e lentas para incomodar o seu estilo de jogo e vice-versa.

Criar aberturas no squash

Perceba sempre onde está o seu adversário

Se estiver atento ao posicionamento do seu adversário, pode colocar a bola nas aberturas do campo. Irá fazer com que o seu adversário corra de um lado ao outro, se desgaste fisicamente e que novas aberturas se criem mais fácil e naturalmente.

Atacar no squash

Atacar: sim, mas quando?

Perceba sempre a posição do seu adversário, e assegure o ataque quando o adversário está fora de posição ou em desiquilíbrio e uma bola fácil se apresenta.

Manter a pressão no squash graças ao movimento alto

Pressionar e movimentar alto

Aplica uma pressão no teu adversário com o ritmo das tuas bolas para que seja impedido de as ir buscar rapidamente. Intensifica o ritmo com bolas fortes, comprimentos e larguras diferentes. Utiliza os movimentos altos para conservar o controlo do T.

Variar o seu jogo no squash

Variar o seu jogo

Nada melhor que o efeito de surpresa? Disfarce as suas jogadas para perturbar o adversário. Habitue-o a um ritmo de jogo e mude-o de forma súbita. 

Construir o seu ponto no squash

Construir o seu ponto

As trocas no squash chamam-se "ralis". Construa o seu ponto combinando os conselhos anteriores e conservando o controlo do rali. Fique atento às oportunidades de ataque e evite as faltas diretas. Não hesite em voltar para um estilo de jogo defensivo em qualquer altura do "rali" aproveitando para recuperar o fôlego, até que uma oportunidade de ataque se apresente.

O calcanhar de aquiles

Durante o aquecimento e o primeiro jogo, identifique as forças e fraquezas do seu adversário para adaptar a sua tática.

Tem dificuldades na esquerda? Massacre a sua esquerda!

Tem dificuldades com serviços altos? Insista neste serviço!

Não responde bem a tabelas? Use-as a seu belo prazer!

Aproveitar as fragilidades do adversário permite ganhar alguns pontos de forma mais fácil, recuperar o fôlego e dominar o jogo! Assim que perceber que o adversário já está a responder bem ao seu "tendão de aquiles", adapte rapidamente a estratégia.

Agora que tem isto tudo em mente, de certeza que vai ganhar ao Duarte, não é? Contamos consigo! 

Timothée, apaixonado pelo squash

Francisco,

PRATICANTE DE SQUASH HÁ 10 ANOS

Recomendamos também os nossos outros conselhos

Como escolher uma raquete de squash?

Como escolher uma raquete de squash?

Descubra todos os nossos conselhos para o/a ajudar a escolher uma raquete de squash.
como escolher uma corda de squash

Como escolher uma corda de squash

Consulte todos os nossos conselhos para saber escolher a sua corda de squash.
cc bola de squash

Como escolher a bola de squash

Descubra todos os nossos conselhos para o/a ajudar a escolher as bolas de squash.