SAÍDA DE BTT: LISTA DO MATERIAL ESSENCIAL

Saída de btt: lista do material essencial

Estás pronto/a para a tua saída de BTT? Antes de subires para a bicicleta e explorares novos caminhos, é essencial preparares o que vais levar. Temos uma boa notícia para ti: elaborámos uma pequena lista de verificação dos itens essenciais numa saída de BTT.

Independentemente do teu nível de BTT, quer as tuas saídas durem algumas horas ou mais, preparar a tua saída é indispensável. É uma etapa que não deve ser esquecida, antes de partires à aventura na natureza. Antecipar os imprevistos e planear em conformidade vai evitar-te situações embaraçosas. Aqui está a nossa pequena lista de verificação dos itens essenciais que deves levar para que a tua descontraída saída de BTT não se transforme num pesadelo! Transfere-a no formato PDF para a imprimires e fixar numa parede!

SAÍDA DE BTT: LISTA DO MATERIAL ESSENCIAL

1. Os itens essenciais em btt para a tua segurança

Começamos pelo mais importante: a tua SEGURANÇA. Estes acessórios são uma grande ajuda nas saídas de BTT, não os desconsideres.

o capacete: não só te protege de quedas graves (e pode salvar a tua vida), como também te protege de ramos e outros impactos. Adapta-se a todos os tamanhos de cabeça e é muito confortável graças às espumas interiores.

A vantagem: os orifícios de ventilação evitam que tenhas demasiado calor. Resumindo, é o acessório indispensável para a tua segurança!

o telemóvel: é sempre útil para ligares a alguém caso surja algum problema.

o pequeno estojo de primeiros socorros: ligaduras, desinfetante, protetor solar, etc. leva o essencial para prestar primeiros socorros em caso de ferimentos ou simplesmente para te protegeres.

• o bidon ou a bolsa de água: a hidratação é muito importante ao fazer um esforço físico. O consumo de líquidos ajuda-te a diminuir as lesões (cãibras, dores, etc.) e a teres um bom desempenho durante as tuas saídas de BTT. Escolhe um bidon de água (para colocares no teu porta-bidon) para voltas curtas, e uma mochila de hidratação para as voltas mais longas.

Um conselho adicional: bebe um pouco de cada vez durante toda a volta.

a alimentação: leva barras de cereais ou lanches para te darem energia no caso de sentires fome, especialmente se estiveres a fazer um longo esforço. O teu corpo deve ser capaz de aguentar!

os teus documentos e algum dinheiro: é melhor jogares pelo seguro e levares sempre os teus documentos e algum dinheiro em caso de imprevistos ou de uma mudança de programa!

um apito: para alertar em caso de urgência. Pequeno, mas prático.

2. Os itens essenciais para reparar a btt

Tens aqui a lista de verificação para a tua BTT! Durante a tua volta de BTT, não estás a salvo de pequenos imprevistos que podem revelar-se incómodos. Furos, avarias… Sem equipamento, a tua volta de BTT pode rapidamente acabar a pé! É por isso que te aconselhamos a levares algumas ferramentas que podem ser muito úteis…

uma bomba de mão: muito útil para (re)encher os pneus ou ajustar a pressão. Outra dica: utilizar cartuchos de CO2 para reencher de forma rápida e eficaz os pneus, a alta pressão.

uma câmara-de-ar suplente: se não conseguires reparar a tua câmara-de-ar, substitui-a pela suplente. Podes reparar a que está danificada quando chegares a casa.

um desmonta-pneus: esta ferramenta é muito prática para montar ou desmontar um pneu. Por exemplo, utiliza-o para mudares a câmara-de-ar.

uma ferramenta multiusos: a ferramenta multiusos é um autêntico canivete suíço do praticante de BTT. Permite efetuar muitos ajustes e reparações da BTT durante a tua volta, se não tiveres as tuas ferramentas contigo. A vantagem: Não ocupa espaço na tua mochila! Está normalmente incluída nos conjuntos de reparação.

uma bomba antifuro: como último recurso, se não souberes reparar nem substituir uma câmara-de-ar, utiliza uma bomba antifuro.

um elo rápido para corrente: serve para reparar a corrente, caso se parta

braçadeiras Rilsan: estas braçadeiras de aperto permitem reparar alguns elementos partidos: alças da mochila, atacadores do calçado, pinças de bicha (travão ou desviador), e muito mais! São fáceis de encontrar em lojas de ferragens.

SAÍDA DE BTT: LISTA DO MATERIAL ESSENCIAL

3. Como andar confortavelmente de btt?

Depois de pensares no teu equipamento de BTT, é tempo de pensares em ti e no teu conforto. Segue esta lista de verificação para desfrutares ao máximo da tua volta de BTT.

equipamento consoante a estação: prefere roupas leves se estiver muito calor; tem sempre o cuidado de tapar os ombros para evitar lesões (quedas, ramos ao longo do caminho, etc.). Se estiver frio, escolhe um equipamento que te mantenha bem quente. E, caso esteja a chover, leva um casaco impermeável.

calções + calções interiores ou calções justos com proteção reforçada: qualquer uma das duas opção irá evitar a irritação no entrepernas causada pela fricção do selim. Acredita em mim, uma vez no terreno, não te arrependerás da tua escolha!

luvas: protegem as mãos e evitam as bolhas, que podem ser bem dolorosas.

óculos: os óculos não devem ser negligenciados. Protegem os olhos do sol, dos ramos, do vento e dos salpicos de lama, por exemplo. Não te esqueças deles!

lenços: sim, temos tendência a esquecermo-nos deles, mas podem revelar-se indispensáveis!

SAÍDA DE BTT: LISTA DO MATERIAL ESSENCIAL

4. Transportar os objetos essenciais na btt: a mochila de hidratação

A mochila de hidratação é prática para levares o teu material nas saídas de BTT. Compacta e leve, dispõe de uma bolsa para a água e outro compartimento para os teus objetos. Prático, não?

- Para as voltas breves de BTT, opta por mochilas de hidratação pequenas a médias (2,5 L, 3,5 L, etc.).

- Escolhe mochilas com maior capacidade (por exemplo, 6 L, 13 L) para voltas mais longas de BTT (meio dia ou o dia inteiro).

Com esta lista de verificação, já podes dar a tua volta de BTT com tranquilidade! Tens a certeza de que não vais esquecer-te de nada... sobretudo, não esqueças o essencial: as chaves de casa ou do carro, dependendo do local de partida... podem dar sempre jeito ;)


Atenção, esta lista não é exaustiva: deves adaptá-la em função da capacidade da tua mochila, da duração da volta e da prática. O que deves reter: equipa-te, mas não exageres no peso!

SAÍDA DE BTT: LISTA DO MATERIAL ESSENCIAL

Estes conselhos também te interessam

Escolher uma bicicleta de BTT

Como escolher a bicicleta de BTT ideal?

Escolher uma bicicleta de BTT pode ser complicado devido à variedade de modelos disponíveis. Iremos ajudar-te a escolher a bicicleta mais indicada para ti em função da tua prática e do tipo de desnível do local de prática.