Este tipo de refeição são um símbolo do trekking e da caminhada itinerante. Muitas vezes negligenciados pelo seu sabor, as refeições desidratadas são no entanto concebidas para fornecer sabor e um máximo de valor nutricional aos praticantes de caminhada e trekking.
Liofilizadas, desidratadas? Todo um símbolo do trekking e da caminhada itinerante. Muitas vezes negligenciadas pelo seu sabor, as refeições liofilizadas são no entanto concebidas para fornecer um máximo de sabor e de valor nutricional aos praticantes de caminhada.
"A liofilização é uma técnica de conservação dos alimentos por desidratação. Uma desidratação pelo frio, mais concretamente, que consiste em retirar água a um produto, pela transformação progressiva da água em fase sólida (gelo) para a fase gasosa (vapor), sem passar pela fase líquida: é a sublimação.
Este processo pode ser realizado quando a pressão atmosférica é baixa. A sublimação realiza-se a uma temperatura e a uma pressão inferiores ao ponto triplo da água.
Assim, os alimentos sujeitos à liofilização são em primeiro lugar congelados muito rapidamente, entre -18°C e -30°C. De seguida, uma vez existindo vácuo no liofilizador, elimina-se a maioria do gelo por sublimação. Uma segunda etapa consiste na desidratação que permite produzir alimentos que perderam mais de 95% de água."
"É um processo que permite conservar todas as qualidades nutricionais dos ingredientes escolhidos nas receitas. As proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, etc. não sofrem alteração (ao contrário de outros processos de desidratação). Isto permite também, e é muito importante, guardar o sabor dos alimentos intacto e limitar a utilização de conservantes. Quando praticamos as caminhadas desejamos igualmente poder comer refeições saborosas!"
Finalmente, a liofilização permite obter um peso e volume muito baixos. Perfeito para transportar na mochila!
"Antes de serem preparadas no nosso fornecedor, as refeições são elaboradas por um chefe de produto. Ele determina o que cada refeição desidratada deve conter em termos de hidratos de carbono, proteínas, lípidos...e o valor energético que deve atingir, em função da actividade desportiva para a qual a refeição é concebida. Assim, para a caminhada ou o trekking, uma refeição salgada deve fornecer cerca de 400 a 500 quilocalorias. De seguida, as receitas são elaboradas e testadas pelos nossos desportistas, na prática.
O sabor deve ser agradável e a refeição deve satisfazer o apetite do praticante de caminhada. Cada ingrediente é liofilizado separadamente: a carne (de vaca ou de frango) e os vegetais. Antes de ser liofilizada, a carne é cozinhada a baixa temperatura (cerca de 70°C) entre 45 minutos a 1 hora.Todos os ingredientes são de seguida misturados, com especiarias e ervas aromáticas em função das receitas preparadas. Finalmente são colocados em pacotes individuais."