É possível andar 2 000, 6 000 ou até 10 000 quilómetros com a mesma corrente?
Porquê e quando substituí-la? Aqui estão algumas respostas para te ajudar a tomar a decisão correta.
A corrente da bicicleta é um componente fundamental que importa preservar com cuidado. É por essa razão importante saber detetar sinais de desgaste suscetíveis de ocasionar avarias. Uma boa manutenção e um bom diagnóstico permitirão dar uso à tua bicicleta e pedalar sem preocupações.
Porquê e quando substituí-la? Aqui estão algumas respostas para te ajudar a tomar a decisão correta.
Sejamos claros, o desgaste de uma corrente depende de como cuidas dela. Aqui estão alguns parâmetros que influenciam o desgaste da corrente:
- Ajuste da transmissão
Se fores delicado(a) nas mudanças de velocidade e ajustares corretamente a transmissão, aumentas a esperança de vida da tua corrente. Caso contrário, terás de a substituir mais cedo.
- O cruzamento da corrente
Quanto mais cruzas a corrente, mais a gastas. O cruzamento ocorre quando usas o carreto mais pequeno com o prato mais pequeno e, inversamente, o carreto grande com o prato grande. É melhor utilizares o par prato-carreto, deixando a corrente tão direita quanto possível.
- O peso
Quanto maior for o peso na bicicleta, maior será a tensão exercida na corrente. Se viajas de bicicleta, viaja leve para prolongares a vida da corrente.
- A modalidade praticada
A corrente é mais solicitada em BTT do que na estrada. No entanto, é também mais utilizada durante sessões de força do que em sessões de resistência.
- A qualidade do material
Um desviador com melhor qualidade ou uma corrente topo de gama prolonga a longevidade da corrente.
- A manutenção
É certamente o parâmetro mais óbvio. A corrente é submetida a fricções, e a falta de lubrificação ou a exposição prolongada à humidade vão danificá-la.
- Alguns sinais de alerta
Se as mudanças não passam bem, pode ser um sinal de alerta. No entanto, deves ter em atenção que também pode dever-se a um ajuste incorreto ou a um cabo frouxo.
Uma corrente que salta sem teres acionado as manetes das mudanças ou sem teres mudado o prato é um sinal de desgaste (carretos, pratos e corrente devem ser verificados).
Observação: os rangidos não são um sinal de desgaste, sendo mais provável que estejam relacionados com a falta de lubrificação. Resolve este problema rapidamente para aliviares a transmissão.
- A técnica "ao toque"
Podes determinar se a corrente está gasta com um teste muito simples. Mete a corrente em cima do prato grande. No ponto onde a corrente está completamente em contacto com o prato, puxa-a na tua direção… Se a corrente sair totalmente do prato, deve ser substituída.
A nossa sugestão: com o tempo, a corrente não se estende, mas os pinos e os elos de retenção desgastam-se e tornam-se frouxos. Existe uma ferramenta muito simples e económica que permite determinar, de forma fiável e rápida, se a corrente está gasta: o testador de desgaste da corrente.
É um utensílio indispensável na tua caixa de ferramentas. Se ficar enterrado entre os carretos, deves substituir a corrente. Caso contrário, ainda podes aguardar.
A corrente é um elemento que deve ser mudado da mesma forma que as pastilhas/calços de travão, pneus e cabos.
Se adiares a sua substituição, os outros elementos da transmissão desgastar-se-ão prematuramente. Por isso, não hesites em substituí-la regularmente para preservares a cassete e manteres uma prática confortável durante as tuas saídas!