Quantos toques de bola são permitidos no voleibol de praia?
No voleibol de praia, cada equipa é composta por 2 jogadores. Estas duas equipas confrontam-se devolvendo a bola uma equipa de cada vez, mas cada uma só tem direito a três toques de bola no máximo.
Atenção: ao contrário do voleibol, em que o contra-ataque não é considerado no número de toques, no voleibol de praia está incluído. Ou seja, se um jogador contra-ataca o ataque da outra equipa, restam só dois toques à sua equipa para devolver a bola do outro lado. No entanto, o jogador que tiver feito o contra-ataque tem o direito de servir a bola no segundo toque.
Como contar os pontos?
O jogo pratica-se em dois sets vencedores. As duas primeiras partidas jogam-se até aos 21 pontos, e o set decisivo joga-se só até aos 15 pontos, o desempate. Deve haver sempre uma diferença de dois pontos para ganhar a partida.
Em que momento se deve servir?
Quando a equipa que serve falta o serviço ou perde o ponto, cabe à equipa adversária servir. Os jogadores servem um de cada vez, é o sistema de rotação!
Notar também que as 2 equipas trocam de lado a cada 7 pontos nos dois primeiros sets e a cada 5 pontos na partida decisiva, de modo a equilibrar o jogo.
Toque de bola
No voleibol de praia, a bola pode ser claramente batida ou tocada com as costas da mão (exemplo do “Snake”) mas não deve, acima de tudo, ficar retida. O contacto deve ser "limpo".
Portanto:
- sem ataque de finta com as pontas dos dedos, mão aberta
- um ressalto e uma receção não podem ser feitos em passe de toque alto.