Independentemente do tipo e da duração da saída, é necessário um mínimo de verificações para partir em total segurança e de mente tranquila.
A tua saída pode rapidamente tornar-se curta por ter negligenciado esta verificação.
Já todos passámos pela experiência de um pneu pouco cheio, uma corrente que range porque não reservámos tempo para verificar a nossa bicicleta antes de sair... Consulta os nossos conselhos para garantir passeios sem problemas.
A tua saída pode rapidamente tornar-se curta por ter negligenciado esta verificação.
Não precisas de usar a bomba antes da saída para verificar a pressão exata dos pneus. Mas com o teu polegar, podes, pelo menos, detetar um furo.
Mesmo se tiveres regressado a casa sem problemas na saída anterior, uma pedra pode ter saltado para o pneu, o que talvez tenha provocado uma ligeira fuga de ar. Tem a designação de furo lento. Numa noite, o pneu pode esvaziar ou perder muita pressão.
Podes aproveitar também para verificar toda a superfície dos pneus para ver se existem eventuais objetos incrustados na borracha ou um problema no pneu (amolgadela, rasgão, etc.).
Se tiveste um furo na tua última saída e tiveste de fazer a reparação à beira da estrada, considera levar uma câmara de ar nova suplente!
Verifica o bom funcionamento dos travões e o estado dos calços. Se tiveres saído uma ou mais vezes com chuva ou muita humidade, os calços podem ficar completamente gastos em poucas saídas.
Outro ponto a verificar: a lubrificação da corrente. Se andaste à chuva, uma limpeza no final da saída é ideal para eliminar a sujidade e secar a corrente. Também evitarás que enferruje.
Mesmo com tempo seco, uma lubrificação ligeira será a garantia de longevidade. Um óleo fino é o suficiente para garantir uma excelente lubrificação. Mas não é necessário exagerar na quantidade! Quando a corrente estiver toda lubrificada, põe a pedaleira a funcionar sem carga e, de seguida, limpa o excesso de óleo com um pano.
Evita ao máximo colocar massa na corrente. É certo que a transmissão fará menos ruído, mas a massa tem o grande defeito de manter todo o pó ou areia. Revestida desta forma, a tua corrente fica muito abrasiva e reduzirá bastante a duração dos carretos e pratos.
Se quiseres ter a certeza do estado da corrente, "investe" 10€ num testador de desgaste de corrente, que te permitirá saber facilmente qual o nível de desgaste. Não deves trocar a corrente demasiado cedo nem demasiado tarde (provocando o desgaste acelerado dos pratos e carretos).
Verifica todos os apertos rápidos, nomeadamente os das rodas.
Para os outros apertos, como o do avanço ou do espigão de selim, uma verificação mensal deverá ser suficiente. Mas não apertes demasiado, podes danificar a rosca. Se não tiveres uma chave dinamométrica, tenta apertar ao mínimo para que fique seguro e, de seguida, dá um quarto de volta de chave, não mais.
Se já constataste um ligeiro mau funcionamento na saída anterior, aproveita para fazer uma regulação rápida dos desviadores. Um simples quarto de volta num parafuso é, de uma forma geral, suficiente para sair com uma bicicleta perfeitamente regulada.
Consulta todos os nossos conselhos de montagem, limpeza e reparação do teu produto no site de pós-venda.
Também encontrarás conselhos relativos à primeira utilização, os manuais de utilização e até as peças de substituição compatíveis com o teu produto!