Independentemente do tipo e da duração da saída, é necessário um mínimo de verificações para partir em total segurança e de mente tranquila.
A sua saída pode rapidamente tornar-se curta por ter negligenciado esta verificação.
Já todos passamos pela experiência de um pneu pouco cheio, uma corrente que range porque não reservámos tempo para verificar a nossa bicicleta antes de sair... Veja os nossos conselhos para garantir saídas sem problemas.
A sua saída pode rapidamente tornar-se curta por ter negligenciado esta verificação.
Não precisa de usar a bomba antes da saída para verificar a pressão exata dos pneus. Mas, com o seu polegar, pode, pelo menos, detetar um furo.
Mesmo se tiver regressado a casa sem problemas na saída anterior, uma pedra pode ter saltado para o pneu, o que talvez tenha provocado uma ligeira fuga de ar. Tem a designação de furo lento. Numa noite, o pneu pode esvaziar ou perder muita pressão.
Pode aproveitar também para verificar toda a superfície dos pneus para ver se existem eventuais objetos incrustados na borracha ou um problema no pneu (amolgadela, rasgão, etc.).
Se ficou exausto na sua última saída e teve de fazer as reparações à beira da estrada, considere levar uma câmara-de-ar nova suplente!
Verifique o bom funcionamento dos travões e o estado dos calços.
Se tiver saído uma ou mais vezes com chuva ou muita humidade, os calços podem ficar completamente gastos em poucas saídas.
Outro ponto a verificar: a lubrificação da corrente. Se andou à chuva, uma limpeza no final da saída é ideal para eliminar a sujidade e secar a corrente. E evitará também que enferruje.
Mesmo com tempo seco, uma lubrificação ligeira será a garantia de longevidade. Um óleo fino é o suficiente para garantir uma excelente lubrificação. Mas não é necessário exagerar na quantidade! Quando a corrente estiver toda lubrificada, ponha a pedaleira a funcionar sem carga e, de seguida, limpe o excesso de óleo com um pano.
Evite ao máximo colocar massa na corrente. É certo que a transmissão fará menos ruído, mas a massa tem o grande defeito de manter todo o pó ou areia. Revestida desta forma, a sua corrente fica muito abrasiva e reduzirá bastante a duração dos carretos e pratos.
Se quiser ter a certeza do estado da corrente, «invista» 10€ num testador de desgaste de corrente, que irá permitir-lhe saber facilmente qual o nível de desgaste. Não mudará a corrente demasiado cedo nem demasiado tarde (provocando o desgaste acelerado dos pratos e carretos).
Verifique todos os apertos rápidos, principalmente os das rodas.
Nos outros apertos, como o do avanço ou do espigão de selim, uma verificação mensal deverá ser suficiente. Mas não aperte demasiado, pode danificar a rosca. Se não tiver uma chave dinamométrica, tente apertar ao mínimo para que fique seguro e, de seguida, dê um quarto de volta de chave, não mais.
Se já constatou um ligeiro mau funcionamento na saída anterior, aproveite para fazer uma regulação rápida dos desviadores.
Um simples quarto de volta num parafuso é, de uma forma geral, suficiente para sair com uma bicicleta perfeitamente regulada.