QUE TIPO DE TREINO FAZER EM APENAS 30 MINUTOS?

Que tipo de treino fazer em apenas 30 minutos?

O tempo é limitado e acha que 30 minutos é muito pouco para um treino de qualidade? Desengane-se! É, efetivamente, possível variar os exercícios em sessões curtas. Apresentamos algumas ideias para aproveitar os seus 30 minutos de tempo livre.

O jogging de recuperação será muito útil no dia seguinte a uma prova ou a uma sessão muito intensiva para "rodar as pernas" e favorecer assim, como o próprio nome indica, a recuperação. Deve ser feito a um ritmo constante e com respiração profunda para reoxigenar os músculos. Isso permite eliminar mais rapidamente os resíduos gerados na véspera por via de uma aceleração da circulação sanguínea.

Se o mais difícil é conseguir abrandar o seu ritmo normal, esta sessão permite em contrapartida aprender a correr devagar: aproveite a paisagem e a sensação de bem-estar proporcionadas. A sessão só poderá ser mais agradável!

Varie os ritmos

Noutra ótica, fazer uma sessão curta e técnica é perfeitamente possível em 30 minutos. Será no entanto necessário cumprir uma fase de arranque progressivo, assim como uma corrida lenta no final do treino para limitar os riscos musculares.

Aconselhamos a começar com 15 minutos de aquecimento e acabar com 5 minutos de recuperação ativa no final, ficando assim com 10 minutos para trabalhar vários ritmos de corrida.

Aqui estão 2 exemplos de sessões que poderá fazer neste breve período:

- Treino fracionado de tipo 15/30: 2 séries de 6 vezes 15 segundos de esforço, seguidos de 30 segundos de recuperação. O descanso entre as 2 séries será de 1 minuto a passo de corrida muito lenta;

- Treino por blocos com ritmo específico (reproduza o seu ritmo de corrida numa prova de 10km ou de meia-maratona): 1 só bloco de 10 minutos ou 2 blocos de 4 minutos intercalados com uma recuperação ativa de 1 minuto.

Note que poderá adaptar o treino fracionado em trabalho em subidas para desenvolver a potência, o que muito útil para os praticantes de corrida na natureza.

 

QUE TIPO DE TREINO FAZER EM APENAS 30 MINUTOS?

Desfrute da última sessão de treino antes da prova

Quando já se tiver preparado minuciosamente para uma prova, a última semana deve ser dedicada à recuperação. No entanto, a vontade de correr não para de crescer! Faça uma a duas sessões curtas de resistência fundamental, indispensável para progredir, em que integrará fases de aceleração progressiva que lhe permitirão eliminar o stress e a excitação da prova iminente.

Após uma corrida lenta de aquecimento de 15 a 20 minutos, acelere progressivamente (sem sprintar) durante menos de 30 segundos e alivie o esforço o tempo necessário. Corra à sua vontade, sem timing e sem número de repetições definidos. Consoante a duração das acelerações, poderá repetir 5 a 10 vezes essas fases de alternâncias, antes de reduzir o ritmo no final da sessão.

Trabalhe a técnica de passada e o reforço muscular

Também é interessante aproveitar uma sessão curta para fazer gamas melhorando a sua técnica e a sua coordenação ou para o trabalho de reforço muscular. Após uma corrida lenta de 15 a 20 minutos, poderá fazer exercícios de corrida com elevação dos joelhos, batendo os calcanhares nas nádegas, passos laterais ou ainda o indispensável trabalho de core. O tempo limitado não deve ser impedimento para se equipar para uma corrida e tirar todo o prazer de uma simples meia hora de exercícios!