Da mesma forma, para não se cansar e manter sempre prazer em ir aos treinos, não hesite em usar material diferente frequentemente. Vai progredir com velocidade com V grande!

O MATERIAL INDISPENSÁVEL

Descubra qual é o material indispensável para as suas sesões de natação

O fato de banho

É útil indicar-lhe? Antes de mais, precisa de um fato de banho de natação! Em função da intensidade dos seus treinos, a Nabaiji concebeu diferentes gamas de fatos de banho que se adaptam à sua regularidade. Estas vão do ocasional, ao regular, terminando no intensivo.

Para nadadores ocasionais ou principiantes:
Fatos de banho com o Boxer B-Activ e o fato de banho de mulher RIANA, permitem, graças às suas propriedades elásticas, ter uma grande liberdade de movimentos durante os seus mergulhos ou cambalhotas.

Para nadadores regulares ou intermédios:
O Boxer B-Fit e o fato de banho de natação KAMIYE, para além do seu corte mais amplo, foram concebidos com a tecnologia Aquaresist. Oferecem uma resistência muito boa ao cloro e mantêm a elasticidade.

Para nadadores intensivos ou experientes:
O Jammer B-First e o fato de banho de natação de mulher LIDIA têm um reforço de material que reduz a fadiga e melhora consideravelmente o seu hidrodinamismo. Também têm uma grande resistência ao cloro.

Saiba que, para aqueles que desejam fazer competição, a Nabaiji desenvolveu uma gama de fatos e jammers específicos, como a  coleção B-Fast homologada pela Fina.

A touca

Tal como para os fatos de banho, em função da sua regularidade, existem diferentes tipos de toucas mais adaptadas.

Para nadadores ocasionais ou principiantes:
As toucas em malha proporcionam conforto e são muito fáceis de colocar.

Para nadadores regulares ou intermédios:
As toucas em malha revestida, têm mais suporte e são mais estanques que a primeira touca.

Para nadadores intensivos ou experientes:
As toucas em silicone proporcionam um melhor suporte e uma maior impermeabilidade.

De notar, para os nadadores de competição, a Touca moldada homologada pela Fina, apresenta um hidrodinamismo muito bom.

OS ÓCULOS

Em função da sua prática, deve escolher um modelo de óculos confortável, que lhe proporcione uma boa estabilidade durante a natação.


Para nadadores ocasionais ou pricipiantes:
Os óculos máscara, permitem uma ampla visibilidade e para os que estão menos à vontade dentro de água, terem mais confiança.
Para nadadores regulares:
Os óculos Easydow são mais fáceis de ajustar. Graças às saias em silicone que se adaptam perfeitamente ao rosto, também são muito confortáveis.
Para nadadores intensivos:
Os óculos Action, têm uma grande resistência ao cloro. Também apresentam uma excelente estabilidade durante a natação graças às lentes ergonómicas que envolvem a forma do rosto.

OS ACESSÓRIOS PARA MELHORAR A TÉCNICA

Os acessórios de natação, são indispensáveis para treinar e progredir. De seguida, apresentamos algumas ideias não exaustivas de material de exercício que o ajudarão a aperfeiçoar a sua técnica.

ELÁSTICO DE NATAÇÃO

Um elástico de natação permite-lhe ficar preso a um arco de natação e nadar no mesmo sítio. É um acessório ideal para praticar natação numa piscina pequena ou para trabalhar a resistência dentro de água.

Exemplo de exercício:

Durante alguns minutos, nadar em crawl com o elástico agarrado aos tornozelos e concentre-se na sua tonificação.

O STRAP (TAMBÉM CHAMADO DE ELÁSTICO)

Eficaz para trabalhar a parte superior do corpo.Pode ser associado às plaquetas e a um pull buoy para uma eficácia máxima.

Exemplo de exercício:

Coloque o seu pull entre as coxas, o strap agarrado aos tornozelos. Numa série de 100m, nade em crawl tentando fazer o menos de movimento possível com os braços. O ideal, menos de 20 movimentos por piscina.

AS palas (TAMBÉM CHAMADAS DE PADDLES)

Permitem aumentar a velocidade e o impulso dentro de água e assim trabalhar os apoios. As palas, também são ideais para melhorar a técnica de natação e para muscular a parte superior do corpo.

Exemplo de exercício:

2 x 100 m 4 estilos (crawl, bruços, costas e mariposa (se possível)). Atenção para não as utilizar durante toda a sessão, consoante o tamanho das suas palas, poderia provocar uma tendinite.

O Tubo frontal

O tubo é muito útil para melhorar a sua técnica. Permite concentrar-se na técnica ignorando as dificuldades associadas à respiração. No crawl, por exemplo, para melhorar a sua posição dentro de água e avaliar a estabilidade desta postura, é importante poder ter algumas referências visuais fixas. O tubo frontal permite-lhe fixar em permanência o seu olhar no fundo da piscina.

Exemplo de exercício:

250 m crawl foque a sua atenção na amplitude dos seus movimentos. Tente chegar longe à frente e empurrar bem atrás.

Estes diferentes acessórios vão acompanhá-lo idealmente no seu regresso para recuperar a sua forma física e retomar os treinos Não hesite em variar os exercícios para trabalhar todo o corpo e fazer progredir a sua técnica!

regis

RÉGIS

NADADOR NACIONAL & LÍDER COMUNICAÇÃO

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE