COMO ESCOLHER BARBATANAS DE NATAÇÃO?

As barbatanas de natação são acessórios usados regularmente na prática da natação. Efetivamente, a natação com barbatanas tem qualidades definitivamente reconhecidas! Permitem trabalhar a parte de cárdio, afinar e reforçar os músculos das pernas ao longo das sessões de natação.

barbatanas de natação

Há dois tipos de barbatanas:barbatanas curtas e barbatanas compridas.

A escolha é feita com base em dois critérios principais: o nível de prática e as vantagens pretendidas.

O nível de prática

barbatanas de natação curtas

BARBATANAS CURTAS

Se pretende trabalhar a parte de cárdio nas suas sessões de natação, opte por barbatanas com uma pala curta. A pala flexível permite um movimento amplo e eficaz, muito parecido com o movimento natural. Já a propulsão provocada pelos seus batimentos é menos significativa por causa desta pala curta. Exigem, por conseguinte, uma boa frequência de batimentos. No entanto, o reforço muscular da parte inferior do corpo (glúteos, coxas e gémeos) será menor do que com barbatanas compridas.

BARBATANAS COMPRIDAS

Se pretende um reforço muscular nas suas sessões de natação, opte por barbatanas com uma pala comprida. Efetivamente, a rigidez das barbatanas necessita de um esforço muscular maior do que no caso das palas curtas. Quanto mais rígida for a pala, maior será o trabalho muscular.   O comprimento da pala implica um trabalho mais exigente e um esforço mais intenso. A sensação de deslize e velocidade também é maior com barbatanas de pala comprida.

barbatanas de natação compridas