As barbatanas de natação são acessórios usados regularmente na prática da natação. Efetivamente, a natação com barbatanas tem qualidades definitivamente reconhecidas! Permitem trabalhar a parte de cárdio, afinar e reforçar os músculos das pernas ao longo das sessões de natação.
Há dois tipos de barbatanas:barbatanas curtas e barbatanas compridas.
A escolha é feita com base em dois critérios principais: o nível de prática e as vantagens pretendidas.
Nível experiente
O nadador experiente faz sessões de natação com o objetivo de melhorar a sua condição física e os seus desempenhos. Precisa, em primeiro lugar, de material que permita a propulsão e o reforço muscular.
Nível intermédio
O nadador intermédio pratica natação com vista ao seu desenvolvimento muscular e procura melhorar a sua técnica. Precisa, em primeiro lugar, de manobrabilidade e material que permita o reforço muscular.
Nível principiante
O nadador principiante procura, em primeiro lugar, familiarizar-se com a prática. Quer nadar sem forçar demasiado. Precisa, em primeiro lugar, de conforto.
Se pretende trabalhar a parte de cárdio nas suas sessões de natação, opte por barbatanas com uma pala curta. A pala flexível permite um movimento amplo e eficaz, muito parecido com o movimento natural. Já a propulsão provocada pelos seus batimentos é menos significativa por causa desta pala curta. Exigem, por conseguinte, uma boa frequência de batimentos. No entanto, o reforço muscular da parte inferior do corpo (glúteos, coxas e gémeos) será menor do que com barbatanas compridas.
Se pretende um reforço muscular nas suas sessões de natação, opte por barbatanas com uma pala comprida. Efetivamente, a rigidez das barbatanas necessita de um esforço muscular maior do que no caso das palas curtas. Quanto mais rígida for a pala, maior será o trabalho muscular. O comprimento da pala implica um trabalho mais exigente e um esforço mais intenso. A sensação de deslize e velocidade também é maior com barbatanas de pala comprida.