Não é fácil escolher as barbatanas quando se está a começar. Barbatanas curtas ou longas, é sempre o mesmo dilema…
Vamos explicar-lhe como escolher bem as suas barbatanas, para maior eficácia e menor dificuldade durante a sua sessão de natação.
A bolsa de pé, é a parte onde se posiciona o pé; A pala, é a superfície no prolongamento da bolsa do pé.
A bolsa do pé de uma barbatana de natação vai garantir o apoio do pé durante os batimentos. O apoio é fundamental para um batimento de pernas eficaz. Logo, é importante dedicar algum tempo a experimentar a barbatana antes de a comprar!
Durante a experimentação, é também necessário controlar a estabilidade do pé na bolsa e a pouca zona não coberta, de forma a evitar a entrada de água.
O nosso conselho: escolha um tamanho acima do seu tamanho habitual, porque há o risco de o pé inchar durante o esforço.
Barbatana curta
Garante uma boa frequência de batimentos e solicita principalmente o ritmo cardíaco. O movimento é muito próximo do movimento "natural" e permite concentrar o esforço na definição dos músculos e fazer trabalhar os abdominais e as nádegas. As Silifins Nabaiji correspondem perfeitamente a esta utilização!
Barbatana comprida
Garante um maior esforço e uma sensação de deslize mais intensa durante a prática. Será assim sentido um movimento mais amplo. Requer um esforço muscular e faz trabalhar a totalidade da perna. As barbatanas compridas Nabaiji são assim mais adaptadas.
Gilles, chefe de produto para o material de treino da Nabaiji, recomenda que faça movimentos amplos durante a sua sessão de natação para que seja eficaz ao máximo. É melhor um movimento que parte das ancas que dos joelhos!Para intensificar o trabalho das pernas, não hesite em equipar-se com uma prancha de natação. Se constatar uma ligeira irritação, será sem dúvida devida à borracha da bolsa do pé.
Sabia que...
Quanto mais rígida e comprida é a pala, maior é o esforço. A velocidade será acrescida. A velocidade tem também benefícios pedagógicos: uma barbatana com uma grande rigidez com uma propulsão muito grande permite a "velocidade excessiva".A velocidade permite também melhorar a coordenação entre os braços e as pernas.
Gilles dá-nos alguns conselhos relativos à utilização das barbatanas:
"Antes de mais, TREINE sem barbatanas percorrendo algumas distâncias! Senão, corre o risco de "aquecer" o seu músculo demasiado rapidamente. Para começar o treino, recomendo a utilização das barbatanas "curtas", porque são leves e muito flexíveis. Para as mulheres que desejam esculpir as suas pernas, as barbatanas curtas Silifins da Nabaiji são o acessório ideal! A propulsão é menor do que com as barbatanas de pala comprida. Permitem maior velocidade e maior frequência, em vez de potência. Irá requerer um esforço mais cardíaco do que muscular."