As características de base
1. COMPATIBILIDADE
Antes de se decidir por um pneu de estrada, verifique se o diâmetro do pneu e a secção (largura) do mesmo são compatíveis com a jante das rodas da sua bicicleta.
2. CARCAÇA
A carcaça do pneu corresponde à camada interior da banda de rolamento em borracha (a área que fica em contacto direto com o piso). Também denominado estrutura, este elemento permite ao pneu suportar os impactos e a carga total. Composto por fios de nylon ou de algodão entrançados, também confere estabilidade à roda. O número de fios que o compõe traduz-se em EPI ou TPI.
3. MATERIAIS E LONGEVIDADE
Trata-se da medida de resistência de um pneu a longo prazo. Esta varia em função da estrutura e da qualidade dos materiais utilizados (nylon, kevlar, borracha, sílica, etc.). Por exemplo, uma borracha macia proporciona ao pneu de estrada uma maior aderência nas curvas, embora o desgaste seja mais rápido do que o de uma borracha dura. Alguns pneus de estrada são compostos por uma borracha polivalente que oferece várias características em simultâneo. O seu desgaste é normalmente reduzido e a durabilidade prolongada. O nylon e o kevlar são materiais resistentes que proporcionam maior resistência aos furos.
4. RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO
A resistência ao rolamento é a perda de energia durante a rotação da roda. Quanto menor for a resistência ao movimento, menor o consumo de energia do praticante, mas também menor a aderência do pneu à estrada. Um pneu de estrada com uma carcaça de alta densidade tem uma deformação reduzida e uma boa pressão de ar. A sua resistência ao rolamento (e aos furos) também será inferior.
5. ADERÊNCIA
A aderência consiste na capacidade do pneu em adaptar-se às condições climatéricas e ao estado da estrada. Depende também da trajetória escolhida pelo praticante. Vários elementos contribuem para a sua melhoria: o perfil da banda de rolamento, a disposição das ranhuras que permite uma melhor dispersão da água, etc. Designa-se como "zona de aderência" os entalhes existentes na banda de rolamento. Estes permitem designadamente uma melhor aderência à estrada nas curvas.
6. LEVEZA
Quanto mais leve for o pneu de estrada, maior o seu controlo da direção. Atenção: as rodas de bicicletas de diferentes larguras podem ter pesos idênticos (apenas será diferente a capacidade de enchimento). Trata-se de saber se irá privilegiar o conforto ou o desempenho do pneu na estrada. Os produtos topo de gama conciliam estes dois aspetos. Lembre-se também de que um flanco flexível será mais leve do que um flanco rígido, além de ser mais fácil de reparar em caso de furo. Este último é no entanto mais acessível e mais fácil de encher.