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Quais os pneus de bicicleta de estrada a escolher?

Escolher bem os pneus é essencial para garantir uma boa segurança, um bom rendimento e a durabilidade. Devem ser considerados vários elementos, veja os nossos conselhos para acompanhá-lo/a nesta escolha.

A qualidade de um pneu de bicicleta de estrada avalia-se pela performance (que conjuga resistência e durabilidade) mas também em função do peso, da densidade e dos respetivos materiais. A associação correta destes elementos permite ganhar em velocidade e aderência na estrada, independentemente das condições meteorológicas.

As características de base

1. COMPATIBILIDADE

Antes de se decidir por um pneu de estrada, verifique se o diâmetro do pneu e a secção (largura) do mesmo são compatíveis com a jante das rodas da sua bicicleta.

 

2. CARCAÇA

A carcaça do pneu corresponde à camada interior da banda de rolamento em borracha (a área que fica em contacto direto com o piso). Também denominado estrutura, este elemento permite ao pneu suportar os impactos e a carga total. Composto por fios de nylon ou de algodão entrançados, também confere estabilidade à roda. O número de fios que o compõe traduz-se em EPI ou TPI.

 

3. MATERIAIS E LONGEVIDADE

Trata-se da medida de resistência de um pneu a longo prazo. Esta varia em função da estrutura e da qualidade dos materiais utilizados (nylon, kevlar, borracha, sílica, etc.). Por exemplo, uma borracha macia proporciona ao pneu de estrada uma maior aderência nas curvas, embora o desgaste seja mais rápido do que o de uma borracha dura. Alguns pneus de estrada são compostos por uma borracha polivalente que oferece várias características em simultâneo. O seu desgaste é normalmente reduzido e a durabilidade prolongada. O nylon e o kevlar são materiais resistentes que proporcionam maior resistência aos furos.

 

4. RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO

A resistência ao rolamento é a perda de energia durante a rotação da roda. Quanto menor for a resistência ao movimento, menor o consumo de energia do praticante, mas também menor a aderência do pneu à estrada. Um pneu de estrada com uma carcaça de alta densidade tem uma deformação reduzida e uma boa pressão de ar. A sua resistência ao rolamento (e aos furos) também será inferior.

 

5. ADERÊNCIA

A aderência consiste na capacidade do pneu em adaptar-se às condições climatéricas e ao estado da estrada. Depende também da trajetória escolhida pelo praticante. Vários elementos contribuem para a sua melhoria: o perfil da banda de rolamento, a disposição das ranhuras que permite uma melhor dispersão da água, etc. Designa-se como "zona de aderência" os entalhes existentes na banda de rolamento. Estes permitem designadamente uma melhor aderência à estrada nas curvas.

 

6. LEVEZA

Quanto mais leve for o pneu de estrada, maior o seu controlo da direção. Atenção: as rodas de bicicletas de diferentes larguras podem ter pesos idênticos (apenas será diferente a capacidade de enchimento). Trata-se de saber se irá privilegiar o conforto ou o desempenho do pneu na estrada. Os produtos topo de gama conciliam estes dois aspetos. Lembre-se também de que um flanco flexível será mais leve do que um flanco rígido, além de ser mais fácil de reparar em caso de furo. Este último é no entanto mais acessível e mais fácil de encher.

Quais os pneus de bicicleta de estrada a escolher?

Praticante de bicicleta ocasional ou desportivo?

Se for um/a praticante ocasional, deverá sem dúvida privilegiar o conforto do pneu. Neste caso, opte por um pneu largo de 28" para uma melhor adaptação às irregularidades da estrada e um elevado amortecimento das vibrações ao nível do guiador e do selim. Poderá assim pedalar com toda a confiança e sem se preocupar com o comportamento da bicicleta.

Para uma prática intensiva de bicicleta, opte por um pneu mais fino, que garante um melhor rendimento com 23" ou 25". Para tal concorrem vários fatores: as condições climáticas, o estado da estrada, a qualidade dos materiais utilizados na carcaça, etc.

Além disso, o pneu tubeless é utilizado pelos praticantes de ciclismo incondicionais e pelos profissionais. A câmara de ar é diretamente revestida pela respetiva carcaça. Oferece também uma leveza, resistência, conforto e durabilidade ímpares em comparação com os pneus clássicos. Contudo, tem um preço total mais elevado, ao qual acresce o custo da roda.

O clima: o fator chave para a escolha dos pneus

De uma forma geral, é preferível dispor de pneus de estrada diferentes para cada tipo de condição meteorológica. Alguns pneus são especialmente concebidos para a prática com tempo chuvoso. A sua banda de rolamento terá neste caso uma disposição de ranhuras que lhe permitirá dispersar a água e manter o ritmo sem demasiado esforço. Os entalhes situados na banda de rolamento também aumentam a aderência dos pneus a estradas escorregadias.

Pelo contrário, os pneus slick ou semi-slick são ideais para tempo seco. Estes asseguram uma melhor aderência à estrada. Também designados "pneus lisos", são totalmente desprovidos de entalhes. Por esse motivo, são fortemente desaconselhados para tempo de chuva, sob o risco de fortes derrapagens.