Segue os nossos conselhos para prolongares a duração de vida do teu saco-cama.
Se tens um saco-cama com enchimento de penugem/penas:
- A penugem degrada-se quando é mal comprimida, por isso, é preferível guardar o saco-cama de penugem numa bolsa de compressão larga. Os sacos-cama da Forclaz com enchimento de penugem/penas são vendidos com essas bolsas, que permitem uma arrumação fácil sem danificar a penugem. A nossa dica, se preferires deixar o saco-cama desdobrado, pendura-o a direito num cabide, tal como umas calças.
Se tem um saco-cama com enchimento em algodão ou poliéster:
- Este pode ser guardado numa bolsa de compressão compacta, na qual já é vendido. O melhor é inserir o saco-cama directamente na bolsa e evita dobrá-lo cuidadosamente. Assim as fibras do algodão não ficarão esmagadas sempre no mesmo sítio, prolongando assim o bom estado do saco-cama durante mais tempo.
Se o enchimento for em poliéster:
O procedimento é o seguinte:
- colocar o saco-cama dentro do tambor da máquina de lavar;
- Juntar 2 ou 3 bolas de ténis (bolas novas ou lavadas com lixívia, se possível): permitem uma melhor envolvimento do saco-cama e logo uma melhor lavagem, sem o danificar. Escolher um programa a 30°, sem centrifugação;
- De seguida deixar secar o saco-cama ao ar livre.
Se o enchimento for de penugem:
A regra de ouro é lavar o saco-cama o menos possível. O mais seguro é efectuar uma limpeza numa lavandaria. É importante verificar que está totalmente seco, nomeadamente ao nível das costuras.
Para uma manutenção mais fácil e para evitar que o interior do saco-cama se suje, pode integrar um lençol de algodão ou seda.
Vida longa ao seu companheiro de campismo!