DURANTE O TREINO

- EM CIDADE

A prática da corrida não lhe confere todos os direitos. Aliás, não lhe confere nenhum! O respeito do código de peões é obrigatório. Atravessar as vias rodoviárias fora de áreas convencionadas e comportar-se de forma perigosa nos passeios são comportamentos de risco que dão uma má imagem à nossa prática. Em cidade, o praticante de corrida deve estar atento às regras da convivência. Assiste-lhes sem dúvida o direito de circular livremente no espaço público, desde que não altere a respetiva harmonia.

Atenção: não urine onde lhe apetecer. Especialmente no centro de um núcleo urbano.

 

- NO CAMPO

Gosta de correr no meio da natureza e faz muito bem! Não isso não é motivo para ser menos cuidadoso. Aprenda por isso a respeitar o ambiente em que se move. Com este imperativo que não permite qualquer exceção: um praticante de corrida não deve nunca ser poluidor. Aprenda, por isso, a manter os seus geles de reabastecimento que consome ou lenços de papel de utiliza.

Atenção: é sinal de boa educação cumprimentar as pessoas que encontra ao atravessa as aldeias e, obviamente, os praticantes de corrida com que se cruza...



- NUMA PISTA DE ATLETISMO

Em primeiro lugar, o seu vestuário. Os equipamentos desportivos municipais são frequentemente utilizados por grupos escolares. Está por isso fora de questão despir-se (mesmo com tempo quente) e praticar corrida de tronco nu. Depois, a sua atitude geral. Seja discreto e evite, por exemplo, qualquer manifestação sonora passível de distrair ou assustar os outros praticantes de corrida. Procure, por último, ser generoso e grato para com os atletas que partilham o seu esforço: incentivando-os sempre que necessário, agradecendo e felicitando os membros do grupo no final da sessão.

Atenção: os praticantes de corrida mais rápidos têm prioridade na corda (faixa n.°1).Não se esqueça por isso de afastar-se, indicando antecipadamente a sua mudança de trajetória com um gesto da mão, sempre que um praticante de corrida ou grupo de praticantes de corrida estiver prestes a ultrapassá-lo.

EM COMPETIÇÃO

- ANTES DA PARTIDA

é possível que lhe tenha sido atribuída uma zona. Entre na mesma cerca de vinte minutos antes da partida, sem tentar esgueirar-se para um espaço onde estão reunidos praticantes de corrida de um nível superior ao seu. Seja amistoso com outros concorrentes e, ACIMA DE TUDO, respeite os voluntários. Sem eles, nenhuma competição seria possível!

 

Atenção: não deite fora em qualquer lugar o vestuário que não lhe interessa manter.O mesmo se aplica à garrafa de água que possa ter mantido até os últimos minutos antes da partida: verifique se está vazia e se não constituirá um obstáculo para os praticantes de corrida que se encontram atrás de si.

 

- DURANTE A CORRIDA

Manter-se atento à qualidade do seu esforço é sem dúvida uma prioridade. Mas tal não o deverá impedir de observar atentamente os outros praticantes de corrida. Se um deles for vítima de uma queda ou se sentir indisposto, certifique-se de que não precisa de assistência. Aprenda a incentivar os outros de uma forma mais geral e mantenha uma atitude solidária. Não se evolui dando preferência ao cronómetro em detrimento do espírito de equipa.

Atenção: os reabastecimentos são, por vezes, áreas de risco. Sinalize as suas mudanças de trajetória para não provocar congestionamentos. Deite foram as garrafas, copos e tubos de gel nos caixotes de lixo instalados pelos organizadores. Respeite o espaço público!

 

- À CHEGADA

Desfrute da beleza do momento (é um "finalista"), mas não se arrogue qualquer direito para si mesmo. As instruções dos organizadores, geralmente transmitidas por simples voluntários, devem ser respeitadas. Atenção: felicite os outros concorrentes, especialmente aqueles que o tiverem apoiado e especialmente os "lebres".

 

A etiqueta da corrida é feita de detalhes. Cabe a cada um de nós, dependendo da nossa sensibilidade e natureza, adotar os comportamentos que fazem sentido. Pela mesma lógica: nunca agarre nem colida com as pessoas que não participam na corrida.