Proteção total: como proteger corretamente as pernas? 

Meios de transporte e de lazer, os patins, skates e trotinete seduziram tanto os jovens e os adolescentes como os adultos.

 Proteção total: como proteger corretamente as pernas?

Quer pratiques uma destas três atividades em modo de passeio ou que tenhas optado pela trotinete freestyle ou os patins street ou freestyle, proteger os membros inferiores é fundamental para evitar os ferimentos e as lesões. Foco sobre as proteções indispensáveis a adotar para as pernas.

A proteção de pernas indispensável para andar de patins, skates e trotinete para os mais jovens

Pumba! Nos patins como na trotinete (para os mais jovens), as quedas são numerosas e inevitáveis, mesmo que já não sejas um principiante. Alguma vez caíste no asfalto? É muito doloroso. Pior ainda, podes lesionar-te seriamente num joelho se não estiveres corretamente equipado. É a razão pela qual o uso de proteções adaptadas é indispensável.

Quando se fala em proteções para os desportos de deslize, pensamos em primeiro lugar em proteger a cabeça. Mesmo que efetivamente não se deva negligenciar o uso do capacete, as articulações dos joelhos e das pernas, em geral, devem também ser protegidas.

Adotar proteções para os membros inferiores, é a garantia de praticar a atividade em total segurança.

As proteções a adotar para as pernas 

Quando sabemos que 1 acidente em 5, de patins, produz-se logo na primeira saída, e que 1 acidente sobre 3 ocorre durante o primeiro mês de saída, compreende-se que o uso de proteções adaptadas à prática deste desporto de deslize é indispensável. Desta forma, não se deve negligenciar este investimento e adotar um estilo que demonstra estar em segurança, apesar de não ser o mais sexy!

Quando caímos de uma trotinete ou dos patins, geralmente a receção faz-se com as mãos, daí as numerosas fraturas dos pulsos que ocorrem frequentemente. Mas as pernas e em particular os joelhos não escapam aos ferimentos.

As joelheiras e perneiras são úteis para evitar as entorses ou as fraturas aquando de uma má queda. Permitem amortecer ao máximo as quedas. Tem o cuidado de escolher sempre umas proteções certificadas CE.

As joelheiras: as indispensáveis dos patins 

As joelheiras são as proteções mais importantes para andar de patins e de trotinete. De facto, as quedas fazem parte integrante destes dois desportos e os joelhos estão sujeitos a muitas provas. Escolher corretamente as tuas proteções é importante, eis as características de um bom par de joelheiras:

• grande superfície de proteção para poder deslizar no piso
• bom apoio ao nível do joelho para evitar que se desloquem durante as quedas.
• bom conforto de utilização 

Podes encontrar aqui o conjunto de 3 proteções para patins, trotinete e skateboard para adultos.

 Proteção total: como proteger corretamente as pernas?
 Proteção total: como proteger corretamente as pernas?

Os calções de proteções

Para proteger as ancas, nádegas, cóccix e as coxas, podes também usar os calções de proteção. Os calções crash pad são uns calções reforçados com proteções nas ancas e nas nádegas. Usados por baixo da roupa, estes calções asseguram uma proteção extra e permitem evitar as lesões e pequenas queimaduras nas coxas em caso de queda.

Em conclusão, como em todos os desportos, os patins e a trotinete acarretam consigo riscos de quedas e ferimentos.
Para protegeres-te e evitar lesões graves, pensa em usar proteções adaptadas aos seus joelhos e às pernas!

Recomendamos-lhe os nossos conselhos sobre mobilidade urbana