ALGUMAS PRECAUÇÕES
Logo à partida, procure ter uma boa relação entre a sua mente e as suas pernas. A prática de corrida deve ser um prazer e não uma tortura! Isso decorre, obviamente, da confiança das suas sensações, sem procurar cumprir rigorosamente um programa de treinos ou um período mínimo de exercícios - pelo menos, durante os primeiros meses.
Duas dicas para praticantes principiantes com excesso de peso:
- A alternância entre caminhada rápida e corrida a ritmo fácil permite, geralmente, cobrir maiores distâncias, sem causar desconforto muscular ou uma sensação desagradável de falta de fôlego.
- A prática em percursos diferentes diminui o risco de monotonia.
Normalmente, os praticantes regulares de corrida tendem a mudar alguns hábitos alimentares. O esforço moderado durante um período não superior a 40 minutos aumenta, regra geral, a queima de calorias e pode, ao longo do tempo, ocasionar uma significativa perda de peso. A única forma fiável para perder peso passa, obviamente, por queimar mais calorias do que as que consome (com ou sem a prática de alguma atividade desportiva).
A ter em conta:
- Se for praticante regular de corrida, não opte por uma alimentação com baixo teor de açúcar.~
- É importante manter-se alimentado e hidratado, se praticar corrida por períodos superiores a 60 minutos, e repor rapidamente as reservas de glicogénio (o "combustível" armazenado nos músculos e no fígado) após o treino. As barras ou bebidas energéticas são bons produtos, mas também se recomenda o consumo de bananas, cereais ou pão integral.
- Evite pesar-se frequentemente (bastará uma vez por semana, de manhã depois de urinar). Certifique-se de que a perda de peso associada à corrida não é exagerada.
Os corredores de maratona não surgem de um dia para o outro! São necessários anos de experiência de corrida para o corpo se habituar às tensões exercidas nos músculos e nos tendões. Deverá ter paciência e adotar uma rotina: é o preço da pura resistência…
Para o aumento da distância de corrida:
- A progressão gradual é fundamental para reduzir o risco de lesões (a progressão não deverá ser superior a 20% de uma semana para a outra).
- Mantenha um diário de treinos que lhe permitirá acompanhar as distâncias exatas em quilómetros que correu semanalmente e, assim, assegurar a ausência de potenciais dores prejudiciais ou de cansaço persistente.
- Tenha em conta que os desportos sentados (ciclismo, bicicleta fixa) e a natação ajudam a melhorar a condição cardiovascular e são um importante complemento à corrida para os praticantes principiantes com excesso de peso.
Terá de perder o medo de ir ao médico! É sempre aconselhável consultar o seu médico antes de iniciar a prática de corrida numa base regular. Independentemente de ter ou não ter excesso de peso. Além da mera auscultação e da verificação da tensão arterial, podem ser realizados outros exames:
- Eletrocardiograma.
- Prova de esforço (em tapete rolante ou bicicleta).
- Testes sanguíneos.
Também poderá ser prescrita uma ultrassonografia cardíaca (em repouso e em exercício) - nomeadamente no caso dos praticantes principiantes com idade superior a 50 anos. A finalidade deste check-up não pretende o seu abandono de uma prática desportiva, mas sim tranquilizá-lo. Não hesite em aconselhar-se junto do seu médico.
A corrida é ainda mais agradável quando praticada em grupo. Especialmente no início. Tenha em conta que os conselhos fornecidos por praticantes mais experientes podem ser valiosos.