Gostarias de retomar a atividade desportiva no fim do verão mas perguntas-te qual o interesse em te inscreveres num clube? Explicamos tudo.
Depois de teres sentido a alegria da atividade física e do ar livre, ou, pelo contrário, de te teres deliciado com especialidades culinárias durante as férias, é tempo de retomar o desporto.
E, se quiseres um pequeno empurrão, apresentamos-te as principais vantagens da prática desportiva em clube.
Motivação, aprendizagem, novas oportunidades, partilhas, espírito de equipa: este é o nosso Top 5 de razões que podem, porque não, motivar-te a entrar num clube desportivo.
É uma boa pergunta: porquê praticar desporto num clube? Afinal, podes muito bem começar em casa com uma corda de saltar e um par de halteres, ir correr ao teu próprio ritmo ou nadar nos horários que mais te convêm.
E nós concordamos que já é muito e que pode ser suficientemente agradável. Também não te vamos dizer que tens de acelerar o ritmo para o recomeço das aulas ou do trabalho. Aqui, apresentamos-te as vantagens do desporto em clube, combinando boas resoluções com retomar gradualmente o ritmo.
É lógico que a tua motivação está no seu máximo quando embarcas numa nova prática desportiva ou num novo ritmo de prática.
Então, porquê inscreveres-te numa modalidade desportiva que podias praticar de forma individual?
Porque as tuas resoluções de verão ensolaradas podem estar em risco de perder força quando tiveres de continuar o teu programa de corrida pessoal sob o clima de outono (por exemplo).
Fazer parte de um clube, mesmo para desportos individuais, dá-te vontade de investires mais na tua prática desportiva, sobretudo devido a objetivos ou responsabilidades mais claros.
Embora possa parecer tentador começar longe do olhar dos outros, depressa poderás começar com dúvidas. Será que estou a fazer isto bem? A minha prática é adequada aos meus objetivos? Treinar num clube também é uma valiosa fonte de conselhos e incentivos mútuos.
Para além de um enorme bónus mental, treinar num clube também trará muitas vantagens para a tua vida social.
A sério? As amizades não acabaram com o fim do verão?
Nem pensar. Mesmo para um desporto individual, a prática num clube ou em equipa permite-te conhecer pessoas novas - neste caso, pessoas com quem tens pelo menos um ponto em comum.
Além disso, o desporto em clube motiva uma prática mais regular: o encontro com os outros membros do clube e a convivência são uma fonte de motivação a não desvalorizar nas noites em que te sentires mais em baixo de forma.
Se quiseres dar tudo na retoma desportiva, treinar num clube permite-te chegar mais longe.
A sério? Porquê deslocar-me ao clube quando posso treinar em casa seguindo vídeos na Internet?
Porque, por definição, os tutoriais on-line são generalistas. Treinar num clube sob o olhar atento de um instrutor permite-te trabalhar e progredir de forma personalizada, em função dos teus objetivos, condição física e visão do desporto.
Praticar como parte de um clube, em contacto com profissionais e especialistas capacitados, também te permite aprender os gestos e os reflexos certos para progredires mais rápido e com paz de espírito.
Terminamos com o óbvio: inscreveres-te ou não num clube depende também dos objetivos e necessidades pessoais.
A sério? É mais fácil uma inscrição num clube do que 30 pessoas treinarem num jardim?
Claro que estamos a exagerar, mas, efetivamente, se preferes os desportos coletivos, verás rapidamente que a inscrição num clube é a melhor solução. Podes sempre apostar nos torneios de bairro ou nos jogos de futebol a cinco, é certo. Mas se quiseres experienciar a componente humana ou a riqueza estratégica, vais prosperar num clube
O outro ponto forte da prática num clube concerne os teus objetivos e, sobretudo, a competição. Se pretendes medir os teus progressos e comparar-te com colegas e adversários, o ambiente de clube irá estimular-te.
Por último, alguns desportos necessitam de mais material ou acompanhamento: não é fácil instalar uma sala de musculação completa em casa, nem descobrir o mergulho submarino a solo.
E tu, quais são os teus objetivos desportivos quando o verão acabar? Descobertas num clube, ou estreias a solo?
Partilha as tuas experiências connosco e não hesites em dizer-nos se gostaste deste artigo!