Porquê mergulhar com um fato semi-seco?

O fato semi-seco é mais impermeável que o fato húmido, sendo aconselhado para mergulhos em águas mais frias.

fato semi seco

Concebidos para as águas frias (10 a 18°C), os fatos de mergulho semi-secos funcionam com o mesmo princípio que os fatos húmidos. Mas, ao contrário dos fatos de mergulho tradicionais de 2 peças, a circulação de água é muito limitada. A água não é renovada, logo as perdas de energias são menores.

5 Boas razões para mergulhar com um fato semi-seco

Porquê escolher este tipo de fato para mergulhar?

Porquê mergulhar com um fato semi-estanque?
5 boas razões para mergulhar com um fato semi-estanque

Sem circulação de água

As entradas e saídas de água são limitadas graças ao fecho de correr dorsal, às mangas nos tornozelos/punhos e ao colarinho em neoprene liso (lembra-te de os virar para dentro, para aumentar a estanquidade).

Sem espessura dupla em neoprene

Mergulhamos com uma peça única, logo não há o incómodo associado à espessura dupla de neoprene de um fato húmido modular (calças/jardineira + casaco).

Menos lastro

Vantagem relevante: com um fato semi-seco, é necessário muito menos lastro para mergulhar do que com um fato modular ou um fato seco.

Lado prático do capuz separado

Pequeno detalhe que pode ter a sua importância durante as fases pré- e pós-mergulho: nestes fatos, o capuz é amovível, o que proporciona maior conforto no barco antes do mergulho. Pode ser colocado apenas antes de entrar na água.

Lado prático do capuz separado

Utilização simples sem formação particular

Ao contrário dos fatos secos, os semi-secos não precisam de formação específica para a sua utilização.

3 Informações importantes:

1)proteção térmica mais baixa do que com um fato seco

Os fatos semi-secos conferem uma proteção térmica muito boa (fazem parte das proteções térmicas de classe B (+10°C/+18°C)), mas protegem menos do frio do que um fato seco. Para mergulhos em água muito fria (por exemplo num lago ou gruta), é preferível acrescentares um fato complementar debaixo do teu fato semi-seco para maior conforto.

Importância da manutenção do fecho de correr

2) Importância da manutenção do fecho de correr

É importante assegurar a manutenção regular do fecho de correr do teu fato de mergulho, lubrificando-o regularmente com silicone.

3) Para vestir e despir o fato são necessárias 2 pessoas

Com um fato semi-seco, deves ter em atenção que não vais conseguir vesti-lo sozinho, uma vez não é possível de fechar o fecho de correr dorsal sozinho. Precisarás sempre de um ajudante, o que é fácil quando tens o teu parceiro de mergulho!

Para vestir e despir o fato são necessárias 2 pessoas

Os conselhos do olivier, parceiro técnico subea:

« Pessoalmente, recomendo que coloques um pouco de água morna dentro do teu fato semi-seco antes do mergulho. Isto permite diminuir o efeito de aperto (sob o efeito da pressão durante a descida, o ar preso dentro do fato no momento em que o vestes comprime-se e pode provocar um esmagamento do neoprene, fazer pregas e trilhar a pele). »