Porquê inscrever a minha filha no futebol, no regresso às aulas?

Porquê inscrever a minha filha no futebol, no regresso às aulas?

Descobre o que temos para te mostrar!

Para de andar à procura, há um desporto que está atualmente em pleno desenvolvimento no meio das meninas... o futebol! Sim, disse mesmo o futebol. Para quem pensa que se trata de uma prática unicamente masculina, aqui ficam alguns argumentos que te devem convencer! (como se os desempenhos de alto nível durante o ultimo mundial em França não o tivessem já feito)

O futebol feminino, um desporto em pleno desenvolvimento

Cada vez mais o futebol feminino vem ganhando força e dimensão. Se já há uns anos para cá, fenómenos como Alex Morgan, Marta, Rapinoe se destacaram nos grandes palcos da modalidade, mais recentemente temos a seleção portuguesa a ganhar força e com gerações que anseiam para que chegue a sua vez. Rute Costa, Kika Nazaré, Ana Borges, Jéssica SIlva, Telma Encarnação são apenas alguns dos nomes que vêm brilhando nos relvados de todo o mundo. Por isso calça as chuteiras e lança-te ao desafio!

Futebol-meninas

O futebol, uma atividade para o regresso às aulas com numerosos benefícios para o corpo

O futebol é um desporto que permite trabalhar a capacidade cardiovascular. A praticante deve ser capaz de repetir os esforços durante 90 minutos e alternar entre as fases de sprint, de condução da bola e os momentos de recuperação. Este tipo de esforço é mais facilmente suportado pelos mais novos, pois divertem-se durante o jogo e a vontade de continuar é normalmente superior ao cansaço! 

O futebol é também um desporto que trabalha a coordenação do corpo e a localização num dado espaço. Conduzir uma bola com os pés requer uma boa coordenação a nível das partes superior e inferior do corpo. Adicionalmente, as posições de futebol levam a que a praticante aprenda a posicionar-se em função da zona que deve cobrir como defesa, por exemplo, e em função das fases do jogo, da tática e da posição do adversário. 

Em seguida, o futebol favorece o gasto energético indispensável para as crianças. Permite favorecer uma boa saúde, mas também canalizá-las (no caso das mais dinâmicas!). Depois do treino não terás dificuldades no momento de irem para a cama. 

 

Futebol-meninas

E para o espírito de todas as crianças

O futebol ensina-nos numerosas coisas que nos ajudam a desenvolvermo-nos como desportistas, mas também como pessoas. Frequentemente, os valores que aprendemos a praticar um desporto acompanham-nos para o resto da vida. 

Assim, ao jogar futebol, aprendemos valores como a autossuperação, o espírito de equipa, o gosto pelo esforço em conjunto, uns pelos outros. Aprendemos a darmos tudo até ao apito final e a nunca desistir, ou a seguir em frente após uma derrota…

A prática de futebol favorece também o desenvolvimento do espírito tático, que podemos também a aplicar a outros domínios que não o desporto. Ouvimos frequentemente falar de “QI futebolístico”, o que ilustra perfeitamente a forma de inteligência que podemos desenvolver a praticar este desporto. 

 

FUTEBOL-MENINAS

O futebol, um fator de sociabilização tanto para meninas como rapazes

O futebol é um desporto coletivo, o que leva a conviver com numerosas personalidades. Tal como a escola, a prática de futebol contribui para a aprendizagem da vida em sociedade. 

Vamos encontrar pessoas de todos os tipos de vida, o que favorece a abertura de espírito. Como membros de um desporto, aprendemos a seguir as regras e, como membros de um coletivo, a viver em grupo.

 

Porquê inscrever a minha filha no futebol, no regresso às aulas?