PORQUE É QUE A FORCLAZ RECOMENDA CALÇADO DE CANO ALTO?

Cano baixo, médio, alto... que calçado escolher? Estás perdido no meio das alturas? Explicamos-te porque é que recomendamos botas para Trekking!

pessoas a subir a montanha

O QUE É UM CALÇADO DE CANO ALTO?

UM CALÇADO COM 2 FECHOS, NO MÍNIMO, ACIMA DO TORNOZELO!

A Forclaz recomenda calçado de cano alto para o trekking, seja para caminhadas de uma noite em acampamento ou semanas na montanha.

Não confundir com o chamado calçado mid(médio), que possuem apenas um fecho ao nível do tornozelo.

Trekking benefícios fortalecimento dos músculos
calçado cano alto mochila trekking

NO TREKKING, CARREGAs MAIS DO QUE o tEU PESO

O trekking na montanha durante vários dias, pressupõe que estarás em plena autonomia. Vais mais carregado(a) do que para uma caminhada de algumas horas, na qual carregas essencialmente o teu peso, a bebida e um lanche.

No Trekking, levas material para te abrigares, dormir, comer e hidratares para vários dias. Este peso, reflete-se no conjunto das tuas articulações, e em particular, as do pé, nomeadamente no tornozelo.

-> Por isso recomendamos a utilização de bastões no trekking: pois estes permitem repartir o peso tendo como apoio os braços. São particularmente úteis na descida.

OS tEUS TORNOZELOS PRECISAM DE SUPORTE

Os estudos efetuados pelo Sportslab da Decathlon, permitiram-nos concluir que um calçado de cano alto protege melhor os pés e os tornozelos durante um trekking de vários dias.

De facto, por um lado, o calçado de cano alto protege o tornozelo das pancadas e impactos, nomeadamente se caminhas num terreno com pedras, ou muito acidentado. Por outro lado, a existência de no mínimo dois fechos em cima do tornozelo, criam um suporte do pé que existe apenas no calçado alto.

Este suporte vai permitir proteger os tornozelos das torções, em particular nos pisos instáveis e desnivelados.

Trekking benefícios fortalecimento dos músculos
Calçado cano alto mulher

ENCONTRa A SOLA ADEQUADA PARA O tEU TREKKING!

Consoante a dificuldade do teu trekking e dos trilhos em que vais caminhar, as expectativas quanto às solas variam.

Se vais caminhar em:

-  trilhos designados "transitáveis" vais certamente privilegiar solas flexíveis. Por outro lado, se a previsão for caminhar muito em terrenos com desnível, ou fora de trilhos, deves privilegiar mais precisão nos apoios. Seja como for, um tornozelo bem protegido faz mais quilómetros, pelo que não deves hesitar e deves preferir calçado de cano alto!

E, claro, não te esqueças de experimentar o calçado e de te preparares fisicamente antes da tua partida.
Verifica também a tua técnica de aperto dos atacadores para garantir uma caminhada tranquila!

DESCoBRe A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS