O que são os pony games?

São uma inovadora abordagem da equitação baseada no jogo. Embora se possa praticar Pony Games a cavalo, esta modalidade é normalmente praticada com pónei sob a forma de revezamento entre os cavaleiros. 
São jogos que se podem designar de verdadeiro "desporto-espetáculo", porque os cavaleiros rivalizam em destreza e velocidade, dando a impressão de serem unos com o seu pónei. 
É uma modalidade que pode ser praticada por cavaleiros de todas as idades.

Interesse pedagógico

Através do jogo, as crianças aprendem e desenvolvem facilmente a sua destreza de montar. 
Este desporto equestre permite às crianças e adultos aprender equitação numa vertente lúdica e pedagógica.

PONY GAMES

Desenrolar de um jogo de pony games

Um jogo de Pony Games decorre normalmente num terreno plano de areia ou relva.

Os jogadores demonstram a sua agilidade e destreza em equipas de cinco cavaleiros (4 jogadores e 1 substituto) posicionadas em corredores de jogo delimitados por estacas. O campo de jogo deve ser suficientemente amplo para acolher 6 a 8 equipas.

O jogo, baseado no «fair-play» e no respeito pelas regras, é arbitrado por um árbitro.

Para vencer o jogo, importa ser o mais rápido e não cometer qualquer falta. A dificuldade assenta em ser rápido, mantendo a precisão e agilidade.

Exemplos de jogos

SLALOM:
Um cavaleiro transportando um testemunho posiciona-se na linha de partida e avança para fazer um slalom entre as cinco estacas (dispostas em linha reta), contorna a 5.ª estaca e volta ao ponto de partida fazendo novamente o slalom. Depois passa o testemunho ao 2.º cavaleiro (e assim por diante até ao 4.º cavaleiro) que efetua o mesmo percurso. Se um cavaleiro cometer um erro, deverá corrigi-lo: se falhar uma estaca, deverá voltar para trás e retomar o slalom no local onde cometeu a falta. Se derrubar uma estaca, deverá recolocá-la no lugar.

CINCO BANDEIRAS:
O primeiro cavaleiro avança transportando uma bandeira na mão e coloca-a dentro do cone vazio posicionado a 2,70 m atrás da linha de fundo. No percurso de regresso, apanha uma das quatro bandeiras do cone posicionado na linha central e passa-a ao cavaleiro 2. Os cavaleiros seguintes atuarão do mesmo modo. Tal como referido no jogo anterior, se um cavaleiro cometer um erro, deverá corrigi-lo. Poderá desmontar do equino, se for necessário.

BOLA E CONE:
Este jogo consiste em equilibrar uma bola num cone. Os cavaleiros 1 e 3 ficam posicionados atrás da linha de partida e os dois outros cavaleiros do outro lado do campo, atrás da linha de fundo. Ao sinal do árbitro, o cavaleiro 1 irá colocar a bola no primeiro cone antes de apanhar a bola que se encontra no cone seguinte, para a passar ao cavaleiro 2 que se encontra na outra extremidade do campo. O jogador seguinte efetuará o percurso inverso seguindo as mesmas regras do jogo. Os cavaleiros 3 e 4 atuarão do mesmo modo. Se a bola cair do cone, ou se o cone estiver tombado, o cavaleiro deverá recolocar esses elementos no lugar, se necessário desmontando do equino.

Competições

As competições de Pony Games são normalmente organizadas agrupando os jogadores por níveis nas provas individuais, por equipas ou em pares. 
A época das competições decorre, geralmente, entre setembro e junho e termina com o Open de França em Lamotte-Beuvron.