Pilates: o que é o Reformer e como começar?

Pilates: o que é o Reformer e como começar?

Está por todo o Instagram e TikTok – o Reformer é a última novidade! Esta máquina de Pilates tem muitos benefícios e leva o teu treino de Pilates a novos patamares.

Como praticar Pilates no Reformer? Pode ser substituído por outra máquina? Explicamos-te tudo com a Eliana, treinadora desportiva, instrutora de Pilates e Reformer em Atlanta (EUA).

O que é o Pilates Reformer?

Criado por Joseph Pilates no final do século XIX, o Reformer assemelha-se um pouco a uma cama de hospital. Se não estiveres familiarizado com esta máquina, pode ser um pouco intimidante. Na aula de Pilates, o Reformer é uma máquina que se assemelha a uma cama sem colchão, com uma placa deslizante, alguns pontos de apoio, várias correias e molas, e uma estrutura a que estão presos. As molas e as correias permitem-te trabalhar a tua flexibilidade ativa e resistência, bem como o teu core e mobilidade, deslizando a base sobre a estrutura em diferentes posições de Pilates.

Basicamente, é impossível entender sem a ajuda de um treinador! E ainda bem, já que é recomendado para praticantes avançados de Pilates. Além disso, dado o preço desta máquina, raramente a encontrarás em casas particulares, mas sim em estúdios de Pilates, acompanhada por um treinador especialista para te orientar no treino e nas posições.

Pilates: porquê utilizar o Reformer?

A Eliana promete vários benefícios ao utilizar o Reformer no treino de Pilates. "Tal como na musculação, utilizar uma máquina permite que estejas mais focado no treino", explica a Eliana. "Além disso, as pessoas raramente têm um Reformer em casa, pelo que a utilização dessa máquina é frequentemente supervisionada por um treinador". Prático quando pretendes maximizar os resultados e exercitares-te com mais segurança.

Para comprares uma máquina como esta e usá-la em casa, terás de gastar entre €1000 a €5000, dependendo do modelo. É claro que, se estes preços não se encaixarem no teu orçamento, tens sempre a opção de aulas particulares no estúdio, com um treinador especializado. Até podes ir com amigos ou como casal! Prometo que te vais rir um bom bocado nas primeiras utilizações do Reformer...

Quais são os benefícios de Pilates? O que o Reformer traz de novo?

Se nunca estiveste numa aula de Pilates, ainda vais a tempo de experimentar! O Pilates tem provas dadas em termos de mobilidade, flexibilidade e tonificação, desde que pratiques regularmente, como farias com qualquer outra atividade física.

"Mas, se o Pilates é tão eficaz, porque é necessário uma máquina extra?" Talvez te interrogues. Bem, por várias razões:

Levar o Pilates ainda mais longe

uma máquina concebida para levar o Pilates ainda mais longe", diz Eliana, "Permite ganhar flexibilidade e levar o treino do core a um nível superior, devido à instabilidade criada no Reformer". Assim, os exercícios que fazes no chão em Pilates, podem ser aperfeiçoados ainda mais no Reformer, e podes experimentar outros movimentos que são possíveis devido às correias da máquina.

O desequilíbrio causado pela prática de Pilates no Reformer proporciona aos teus músculos um treino de core mais pronunciado.

Como complemento de outra atividade física

Estas incluem ballet, patinagem artística e qualquer outro desporto que exija flexibilidade e controlo do corpo. Para estes atletas, o Reformer pode representar uma mais-valia no treino.

"Permite-me trabalhar a minha postura e flexibilidade de forma mais eficaz do que no chão, devido às correias", diz Olympe, uma bailarina de 23 anos. "É uma excelente forma de trabalhar a minha flexibilidade ativa, que é realmente útil no meu desporto! "A flexibilidade é uma aptidão encontrada especialmente em desportos artísticos. Não percebes do que estamos a falar? Bem, não te preocupes! Para te dar um exemplo, quando uma bailarina fica na ponta dos pés, inclina-se para a frente e levanta a perna de trás, um pé no chão e o outro no ar, como mostrado abaixo, ela usa a sua flexibilidade ativa para entrar nesta posição e mantê-la. E garantimos-te que não é fácil! O mesmo se aplica à barreiras, que também exigem bastante flexibilidade ativa. 

Pilates: o que é o Reformer e como começar?

Pelo prazer de descobrir uma nova modalidade

Se estás a começar a ficar um pouco entediado com os teus treinos habituais de Pilates, mas esta atividade física é boa para o teu corpo, porque não diversificar? Ao experimentares o Reformer, não te afastas muito da tua rotina habitual, mas o suficiente para redescobrires a paixão que tinhas quando começaste. "Permite-te mudar e redescobrir a tua motivação", confirma Eliana. " Não é necessário treinar apenas no Reformer; uma vez por mês pode ser suficiente para impulsionar o teu desempenho, enquanto continuas o teu treino normal de Pilates regularmente".

A sugestão de poupança: o que pode substituir o Pilates Reformer?

Como já dissemos, um Reformer é caro, já que a máquina foi concebida para uma versatilidade impressionante. No entanto, se pretenderes recriar parcialmente o Reformer sem gastar muito dinheiro, há uma maneira. Substitui a máquina por... um skate! OK, não conseguirás fazer TUDO o que o Reformer pode fazer, mas alguma parte. É uma oportunidade de incluíres novos movimentos nos teus treinos de Pilates!

  • Coloca um bloco de yoga no chão junto à parede para estabilizá-lo.
  • Coloca-te na posição de afundo e põe o skate debaixo do teu pé de trás, mantendo o corpo tenso para evitares cair.
  • Aproxima o pé de trás do pé da frente, movendo o skate na sua direção, e depois faz o contrário.
  • Repete o movimento dez vezes devagar, para sentires o alongamento e a flexão em todo o corpo.
  • Repete o movimento com a outra perna.
Queres ver imagens deste exercício? Aqui está um exemplo do TikTok, aprovado pela Eliana. "Vi alguns vídeos no TikTok e parece-me uma ideia inteligente", diz Eliana, divertida. "Tem cuidado para não te magoares ao deslizar. Pratica na presença de alguém. A ideia é que o desporto está sempre a evoluir e é propício à criatividade. Este é um exemplo perfeito!"

Da mesma forma, podes adaptar outros movimentos do Reformer. Prático e económico!

Os efeitos do Pilates no corpo e na mente

Praticar Pilates regularmente tem vários benefícios: ao reconectares-te com o teu corpo, e mais especificamente com os teus músculos profundos através do treino do core, não só trabalhas a tua postura, mas também a relação contigo mesmo. "Uma aula de Pilates é um momento para refletires sobre ti próprio e os teus pensamentos, um pouco como o yoga", afirma Eliana, "É uma oportunidade para avaliares as tuas emoções e sensações e tomares consciência das capacidades do teu corpo".

O Pilates desenvolve os músculos?

"O Pilates permite trabalhar os músculos abdominais, mas não é uma forma de desenvolver músculo no sentido estrito do termo", explica a treinadora, "Tudo depende da forma física inicial: se não fores todo musculado ou tonificado, o Pilates vai dar-te uma boa base; se já estás tonificado ou musculado, corres o risco de estagnar no futuro, devido à falta de exercícios com peso no teu treino".

O Pilates ajuda a perder peso?

Temos a resposta, e está aqui ⬇️

Agora só tens de começar e tonificar bem os teus músculos! 😊

Pilates: o que é o Reformer e como começar?

Val

Jornalista - Web Editor

Jornalista de informação social, grande entusiasta das redes sociais (já ouviste falar da febre do Twitter?) e fã de desporto. Nos meus tempos livres, podem encontrar-me num poste de dança ou debaixo da barra de hip thrust, dependendo do dia.