PESCA À BOIA NA MARGEM
Uma cana telescópica, uma linha montada e uma minhoca pequena bastam para pescar nos portos e ao longo dos cais. A ausência de vento e de correntes permite pescar com boias finas, para detetar facilmente os toques.
Dica Caperlan:
Pode usar o seu material de pesca direta em água doce para esta pesca delicada. Basta lavar a sua linha montada com água doce, para evitar a oxidação da boia e do anzol.
Tal como em água doce, a utilização de engodo é muito eficaz neste tipo de situações, aumentando consideravelmente o número de capturas. Pode utilizar engodos específicos para a pesca no mar, como o gooster 4x4 mar. Pode também usar um pouco de pão seco ralado misturado com óleo de sardinha. É uma ótima mistura para pescar peixes pequenos. Para uma utilização eficaz do engodo, escolha de preferência uma zona sem correntes.
Pode também usar o conjunto cana + carreto na pesca ao fundo, deixando a boia derivar na água. Esta pesca permite procurar peixes maiores, como sargos, douradas ou robalos. A linha deve ser, naturalmente, mais resistente que as usadas para peixes pequenos.
Utilize assim um estralho de 30/100 se pretende capturar grandes peixes no fundo. Para pescas mais finas, utilize um estralho de 20/100. Para a linha madre, um fio de 35/100 será ideal para numerosas situações.
No que respeita aos iscos, pode escolher: duro, semiduro, camarão, caranguejo ou um pequeno peixe como a galeota. Não hesite em propor bocados grandes! O seu isco irá atrair mais os peixes, irá resistir melhor aos ataques do peixe miúdo e não receie pela sua capacidade em engoli-los, porque os peixes de mar têm uma boca sobredimensionada.