correr para parar de fumar

Parar de fumar graças à prática de corrida

Existem factos que devemos ter em mente: fumar não é compatível com uma prática regular e satisfatória da corrida. Com efeito, o tabaco contraria os benefícios que a corrida traz para a saúde.

Mensagem destinada aos praticantes que fumam: não está sozinho! Não existem estatísticas fiáveis do número de pessoas nestas condições, pois os «corredores» dificilmente admitem que fumam regularmente. Sem dúvida que é melhor não ocultar um eventual consumo de tabaco (ocasional ou regular) se o objetivo for encontrar em seu redor alguma base de apoio para deixar definitivamente o tabaco.

Por fim, não hesite em pedir a ajuda do seu médico de família, do médico de medicina do trabalho, etc.... para ajudá-lo a parar de fumar.

correr para parar de fumar

O impacto do tabaco num praticante de corrida

Os pulmões, o coração e até os músculos são severamente prejudicados por uma coabitação regular entre corrida e cigarros! Desde 2002 que o Comité francês de educação para a saúde (CFES) tem vindo a chamar a atenção para certos aspetos:

- O monóxido de carbono, inalado ao fumar, contribui para a hipóxia, ou seja, para o défice de oxigénio.

- A nicotina implica um aumento do ritmo cardíaco e da tensão arterial (mesmo em repouso) – e por consequência um maior consumo de oxigénio pelo coração.

- O risco de enfarte aumenta nos desportistas fumadores com mais de 40 anos de idade e que realizam esforços intensos.

A propósito dos músculos, o CFES refere: «Os músculos, tal como os pulmões e o coração, necessitam de um sangue rico em oxigénio para poderem funcionar bem. Ora, o tabaco tem como consequência uma vasoconstrição periférica, que resulta numa oxigenação deficiente dos tecidos. »

A nicotina aumenta ainda a produção de ácido láctico.

Redução da vo2max diretamente ligada ao tabagismo

Um estudo realizado há cerca de quinze anos por uma universidade americana demonstrou que os fumadores gastavam em média 6% de energia a mais para realizar um esforço de fraca intensidade.

Finalmente uma estatística previsível, se considerarmos a devastação que o tabaco provoca na VO2max (que define a quantidade máxima de oxigénio que o organismo pode utilizar por unidade de tempo – e que se exprime em litros/minuto).

Observou-se que a VO2max era diretamente influenciada pelo tabagismo. Em termos concretos, quanto mais fumar, mais se reduzem as capacidades cardiovasculares.

Jeremy: o desporto para parar de fumar (e perder peso)

Jérémy teve um percurso bastante comum: do desporto ao liceu. E depois, os estudos... e aí, o desporto deixou de ser prioridade.

Mas com o passar dos anos, foi forçado a encarar a realidade: os quilos começavam a acumular-se e era necessário parar de fumar. Era preciso reagir!

À conquista do objetivo…

Os praticantes de corrida, além do prazer que sentem em praticar o seu desporto no dia a dia, desejam, na sua grande maioria, melhorar a sua saúde. O objetivo é viver mais tempo e sobretudo de boa saúde.

As estatísticas quanto à esperança de vida sem incapacidade (EVSI), que hoje em dia se sobrepõe à simples esperança de vida, indicam que as doenças crónicas estão cada vez mais presentes após os 60 anos de idade.

O tabaco continua a ser um dos principais fatores de desenvolvimento do cancro e de alterações cardiovasculares. Correr sem fumar é, por isso, uma das estratégias mais eficazes para envelhecer… com boa saúde!

Testemunho: pascal, ex-fumador convicto e mais de 50 maratonas realizadas

«Durante uma boa quinzena de anos, fumei entre 20 e 30 cigarros por dia, reconhece Pascal. Na época, corria um pouco. Com dificuldade. Tossia muito após o esforço. Parei de fumar sem pensar verdadeiramente no assunto e a corrida acabou por assumir um lugar importante no meu dia a dia, pois não queria engordar.

No ano seguinte, participei na minha primeira maratona. E depois, tudo se encadeou.

Percorri mais de quarenta quilómetros (42,195 km) em menos de 3h. Hoje em dia, a simples lembrança de que fumei parece-me irreal, como pertencente a outra vida. »

desporto saúde

O desporto faz bem à saúde. 

Em todo o caso, é o que se diz... mas o que significa? Qual é o desporto adequado para trabalhar a resistência cardíaca? E a flexibilidade? O desporto pode ajudar-me a deixar de fumar? A dormir melhor? A ficar mais bonita? (sim, aqui também concordamos, é ir um pouco longe demais).

Descubra a nossa seleção de conselhos

jovens a correr na rua

OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A SAÚDE

As vantagens de uma atividade física regular estão agora perfeitamente documentadas. Bonificação do capital saúde e aumento da esperança de vida: a prática da corrida é fonte de milhares de benefícios. Talvez não seja de todo inútil chegar a essa convicção para poder tranquilizar os (derradeiros) céticos…