Descomprimir, gastar as energias, melhorar o sistema cardiovascular ou companheiro de treino para aperfeiçoar a técnica, existem inúmeras razões para investires no material de boxe. Tanto mais que este tipo de acessórios não está reservado a adultos. Existem várias possibilidades, segue o guia...
Embora pareça uma evidência, é sempre útil referir. Antes do treino, são necessários alguns elementos de segurança.
Treinar com saco de boxe ou punching ball é uma atividade intensa e que acelera rapidamente o ritmo cardíaco. É portanto necessário estares consciente das tuas capacidades físicas. Avança de forma gradual se ainda não estiveres habituado e melhora a endurance após cada sessão. Não te esqueças de gerir a respiração e, por conseguinte, o teu esforço ao expirar no momento do golpe. Faz pausas entre cada série de sequências para recuperar e tem sempre à mão algo para te hidratares.
Não te esqueças também de efetuar corretamente o aquecimento ao nível das articulações (punhos, cotovelos, ombros, ancas, joelhos, tornozelos, etc.). Em seguida, certifica-te de que dispões dos equipamentos de proteção necessários. Precisarás no mínimo de um par de fitas de boxe, bem como de um par de luvas adequadas. Se tencionas exercitar as técnicas de pernas, poderá ser interessante usar caneleiras (tal dependerá essencialmente da dureza do saco, mas também do teu nível de prática).
Estão disponíveis diferentes conjuntos para a iniciação de crianças no boxe. A vantagem é a de incluírem tanto o material de boxe como as proteções necessárias.
Permite aos mais jovens praticar com toda a segurança, tal como os adultos, com material concebido para a sua estatura. É o parceiro ideal para a iniciação e assimilação das noções de distância. Acessório de descompressão por excelência, irá acompanhar a criança na sua prática, permitindo-lhe aperfeiçoar a técnica ao longo do tempo.
O instrumento ideal para desenvolver os reflexos e a precisão. O ressalto será mais rápido em função da potência do golpe, o que permite aos mais jovens descobrir as manobras de esquiva e a importância da mobilidade de uma forma lúdica. Adapta-se a todas as morfologias de crianças graças ao tamanho ajustável em altura.
Encontramos aproximadamente o mesmo tipo de material, mas com muito maior variedade.
Estão disponíveis em vários modelos que permitem adaptar-se a todos os tipos de boxe. Constitui em todos os casos o acessório de eleição para trabalhar as sequências e a potência.
É uma variante do saco de boxe tradicional. A sua utilização é por isso semelhante à de um saco de boxe para pés/punhos. No entanto, a sua montagem simplificada pode ser adequada para determinadas configurações (em particular quando não é possível uma montagem no teto ou numa trave).
Este produto também é ideal para trabalhar a mobilidade, as esquivas e a precisão. O modelo para adulto tem necessariamente um tamanho superior ao do modelo para criança.
Conforme referido, haverá sempre um acessório adaptado às tuas necessidades e idade. Podemos mesmo afirmar que existe uma certa complementaridade entre ambas.
Resumindo, a tua opção deve refletir essencialmente a tua idade e os aspetos que desejas prioritariamente trabalhar (técnica, potência, rapidez, mobilidade, esquivas, etc.).
Bom treino para todos!