Os melhores trilhos aquáticos para andar de caiaque

Descobre os melhores trilhos aquáticos para andares de caiaque. 
Põe o teu caiaque na água e parte à descoberta da natureza de norte a sul do país.

caiaques decathlon no mar

Existem inúmeros trilhos em Portugal para partires à descoberta e aventura com o teu caiaque. Descobre trilhos de norte a sul do país.Se não tens prática a andar de caiaque, vê como praticar caiaque e não te esqueças de ver o material recomendado para que a prática deste desporto seja confortável para ti.

Quando te estás a preparar para partir à aventura deixas sempre algo para trás ou levas sempre o material essencial? Para que nunca te falta nada, deixamos-te uma lista do material que não te pode faltar quando vais andar de caiaque.

1. Caiaque
2. Pagaia
3. Colete de flutuação
4. Água e snacks
5. Telemóvel
6. Kit de primeiros socorros
7. Protetor solar
8. Bidão estanque

Para praticares caiaque não tens de levar contigo apenas o caiaque e o material essencial, também tens de te equipar corretamente, ou seja, escolher a roupa correta para inverno e verão.

VERÃO

No verão não te esqueças do fato de banho e calções, com o calor vais querer aproveitar a água fresca.
Para além de roupa confortável tens de te proteger do sol, para aumentar essa proteção podes usar uma licra solar, chapéu ou boné, óculos de sol e protetor solar.

Homem e mulher em caiaque com licra solar
Fato de neoprene

INVERNO

Durante o inverno podes continuar a praticar caiaque, mas tens de te proteger das águas geladas. Equipa-te a rigor com um fato de neoprene, uma parte de cima térmica e um corta-vento com capuz.

Agora que estás preparado para andar de caiaque deixamos-te os melhores trilhos aquáticos. 

Atenção, se estás agora a começar a andar de caiaque, começa por trilhos aquáticos menos exigentes!

familia a andar de caiaque

os melhores trilhos aquáticos

Parque Natural Peneda Gerês

No norte do país encontramos vários locais para andar de caiaque. Podes alugar um caiaque antes da tua aventura na Decathlon, podes-te juntar a um grupo e usufruir de uma visita guiada ou levar o teu próprio caiaque.
Se estás agora a começar o trilho aquático da Albufeira da Caniçada é para ti! Aqui vais encontrar águas calmas e uma pequena aldeia característica para visitar. Podes escolher fazer um percurso maior ou mais pequeno. Vê as regras de segurança para a utilização da albufeira e de toda a zona envolvente antes de traçares o teu percurso.

Rio Paiva

No Rio Paiva podes-te aventurar em vários trilhos aquáticos, uns mais fáceis e outros que vão exigir mais de ti.

Um dos percursos mais fáceis para adultos e crianças é o da Paradinha – Areinho, que se estende apenas por 2,5km. Neste trilho aquático vais descer o rio calmamente no teu caiaque e desfrutar de toda a natureza envolvente. 

Penacova - Coimbra

Agora que já praticaste caiaque no Parque Peneda Gerês e em Aveiro, no Rio Paiva porque não subir o grau de dificuldade? Podes chegar a Coimbra de caiaque e desfrutar de 25 km de natureza, com alguma agitação da água provocada pelo vento. Estás preparado? Se não tiveres preparação física para começar em Penavoca e percorrer 25 km, podes optar por começar nas Torres do Mondego e percorrer apenas 7km até Coimbra.

Parque Marinho Professor Luiz Saldanha 

Chegou a hora de colocar o teu caiaque no mar, parte para Sesimbra e explora o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha. Não partas à aventura no mar se não tiveres experiência com caiaque, a ondulação e força das ondas, pode ser um desafio. Nesse sentido, caso não tenhas muita prática, anda de caiaque em locais mais calmos e faz trajetos longos para ganhar experiência.
No parque marinho de Sesimbra vais observar várias espécies e descobrir vários pontos da costa como a Gruta do Frade e praia selvagem, Ribeira do Cavalo.

Rio Tejo

O Rio Tejo pode ser explorado ao longo dos seus 1001 km, em trilhos aquáticos com vários níveis de dificuldade. O percurso que se estende ao longo de 15km de Alvega até Abrantes apresenta um nível de dificuldade elevado. Aventura-te neste trilho aquático se já tiveres experiência a andar de caiaque. Ao longo do percurso vais encontrar pequenos rápidos e corrente forte. Começa a tua prática de caiaque na praia Fluvial de Alvega e termina em Aquapolis em Abrantes.

Ria Formosa

O sul do país não é apenas praia e sol, no Algarve também é possível descobrir habitats únicos e desfrutar da calma que a natureza nos proporciona.
Parte de Faro e põe o teu caiaque na água para explorares a Ria Formosa. Aqui vais encontrar águas calmas, pântanos, vida selvagem e até desfrutar da vista para o centro histórico. Este trilho aquático é indicado para crianças e adultos porque tem um nível de dificuldade baixo. 

Qual é o teu próximo trilho aquático? Põe o teu caiaque na água, explora a natureza e desfruta! É importante que protejas a natureza, os animais e os seus habitats. 
Partilha este artigo com os teus amigos, colegas e familiares e marca a próxima aventura.

Descobre mais sobre canoagem e caique