Compreender os diferentes indicadores de medição da impermeabilidade das tendas

COMPREENDER OS DIFERENTES INDICADORES DE MEDIÇÃO DA IMPERMEABILIDADE DAS TENDAS decathlon

Compreender os diferentes indicadores de medição da impermeabilidade das tendas

Qual a diferença de impermeabilidade entre uma tenda com um tecido impermeável a "2000 mm de coluna de água" e uma tenda que tenha passado no teste de chuveiro de laboratório a 200 litros de água por hora e por m²?

Por um lado, reivindicamos a impermeabilidade de um tecido, por outro, comprovamos a impermeabilidade total de um produto.

Efetivamente, podemos fabricar uma tenda com múltiplas fugas pelas costuras e aberturas mal concebidas com um tecido que suporta mais de 10 000 de milímetros de coluna de água e uma tenda perfeitamente impermeável com um tecido para cerca de 1000 milímetros.

É isto que testamos há muitos anos, usando o nosso chuveiro de laboratório para verificar a estanquidade das nossas tendas (e a das tendas dos outros!).

Os mm de coluna de água não são por isso um bom indicador para medir a impermeabilidade de uma tenda... Medem apenas a impermeabilidade do tecido.

As tendas Quechua são concebidas e desenvolvidas para impedir qualquer passagem de água pelas costuras, abas, aberturas, fechos... A sua impermeabilidade é testada e validada em laboratório. Estes testes têm por objetivo demonstrar a impermeabilidade de toda a tenda e não apenas do tecido que compõe o duplo-teto.

As tendas são colocadas sob um chuveiro que verte 200 litros de água por hora e por metro quadrado, durante 4 horas. Esta intensidade de chuva corresponde à de uma tempestade na Europa, durante 4 horas e os tecidos das nossas tendas suportam no mínimo 2000 mm.