Compreender os diferentes indicadores de medição da impermeabilidade das tendas
Qual a diferença de impermeabilidade entre uma tenda com um tecido impermeável a "2000 mm de coluna de água" e uma tenda que tenha passado no teste de chuveiro de laboratório a 200 litros de água por hora e por m²?
Por um lado, reivindicamos a impermeabilidade de um tecido, por outro, comprovamos a impermeabilidade total de um produto.
Efetivamente, podemos fabricar uma tenda com múltiplas fugas pelas costuras e aberturas mal concebidas com um tecido que suporta mais de 10 000 de milímetros de coluna de água e uma tenda perfeitamente impermeável com um tecido para cerca de 1000 milímetros.
É isto que testamos há muitos anos, usando o nosso chuveiro de laboratório para verificar a estanquidade das nossas tendas (e a das tendas dos outros!).
Os mm de coluna de água não são por isso um bom indicador para medir a impermeabilidade de uma tenda... Medem apenas a impermeabilidade do tecido.
As tendas Quechua são concebidas e desenvolvidas para impedir qualquer passagem de água pelas costuras, abas, aberturas, fechos... A sua impermeabilidade é testada e validada em laboratório. Estes testes têm por objetivo demonstrar a impermeabilidade de toda a tenda e não apenas do tecido que compõe o duplo-teto.
As tendas são colocadas sob um chuveiro que verte 200 litros de água por hora e por metro quadrado, durante 4 horas. Esta intensidade de chuva corresponde à de uma tempestade na Europa, durante 4 horas e os tecidos das nossas tendas suportam no mínimo 2000 mm.