DISTINGUIMOS 2 PRÁTICAS NO PING PONG: A QUE SE JOGA EM CASA, DE FÉRIAS, OU MESMO NO ESCRITÓRIO, QUE CHAMAMOS FREE PING PONG, E A PRÁTICA ACADÉMICA QUE SE JOGA EM CLUBE, NAS REGRAS OFICIAIS. O FREE PING PONG É ACESSÍVEL A TODOS, SEJA QUAL FOR A SUA CONDIÇÃO FÍSICA, IDADE, TEMPO OU ESPAÇO DISPONÍVEL PARA JOGAR. É UMA PRÁTICA IDEAL PARA COMEÇAR OU VOLTAR A PRATICAR DESPORTO, QUE EVOLUI NATURALMENTE PARA UMA PRÁTICA MAIS FÍSICA, MAIS DESPORTIVA, MAIS VINCULANTE, MAIS ACADÉMICO.
E OS SEUS BENEFÍCIOS, ENTÃO?
Ouça os apaixonados do ping pong quando lhe falam do seu desporto: os seus olhos brilham quando expressam o seu prazer em sentir a bola ressaltar na raquete e a satisfação de ter realizado o golpe procurado.
Nos seus inícios, irá satisfazer-se por ter sabido trocar as suas primeiras bolas. De seguida, ficará orgulhoso de ter conseguido colocar neste canto da mesa. O seu primeiro efeito será uma vitória que irá merecer bem um dab! E que confiança terá quando irá reenviar (na mesa!) este smatch potente do seu adversário.
E àqueles que dirão que em termos de sensações, faltam as paisagens: embarque o seu rollnet em caminhada!
Desporto de velocidade e de precisão, o ping pong requer do jogador uma forte concentração que será muitas vezes determinante para o resultado do jogo, seja qual for o seu nível de prática. Irá aprender a abstrair-se de todas as distrações envolventes, a canalizar a sua atenção no jogo.
Esta capacidade ser-lhe-á mesmo útil fora das salas de ping pong: no trabalho, em aulas, para gerir o seu stress ou para terminar Guerra e Paz!
Transpirar no ping pong? Impossível! E no entanto! Já o dissemos antes: no ping pong, é você quem escolhe a intensidade com a qual joga. Em simples trocas, não irá molhar muito a camisa mas ao longo das partidas, a vontade de vencer o seu adversário irá aumentar a temperatura.
Quer trabalhar o cardio e os glúteos? Inscreva-se em clube! A rapidez das deslocações e das batidas repetidas irá fazer-lhe arrepender-se da leitura de Guerra e Paz! Pense então em alongar.
Passadas as primeiras trocas sem precisão, as saídas de mesa e as bolas na rede, irá começar a dominar as suas batidas, mas ainda sofre o jogo. É agora que um novo objetivo se desenha: controlar e liderar o jogo! As suas armas: a análise e a estratégia.
Observe o seu adversário e coloque-o em dificuldade, destabilize-o: jogue o seu revés se não está à vontade com ele, jogue em fundo de mesa se está muito próximo, oponha os seus blocos aos seus topspins…
Ao longo das suas partidas, e depois dos seus treinos, passará os diversos levels:
- Level 1: as primeiras trocas sem precisão, as saídas de mesa e as bolas na rede serão frequentes mas terá prazer em cada bola devolvida.
- Level 2: as bolas terão mais precisão mas o jogo ainda em sofrido contra um adversário melhor. Estará muito em modo defesa.
- Level 3: começará a colocar a sua bola, em alternar as batidas para colocar os seu adversário em dificuldade.
- Level 4: não saberá só analisar o jogo do seu adversário e implementar estratégias para vencer a partida, mas encontrará também o seu próprio estilo de jogo: ataque, contra ou allround.
Para começar bem, pense em primeiro lugar em devolver a bola antes de tentar marcar. É desta forma que ganhará na maioria das vezes, principalmente no início.
E agora, não espere ter terminado Guerra e Paz para partilhar connosco os outros benefícios que possamos ter esquecido!