Os 5 básicos da partilha de uma piscina

Os 5 básicos da partilha de uma piscina

Uma piscina é por definição um local onde bem-estar, exercício e diversão devem SEMPRE reinar (sim, mesmo quando está cheia)! Em caso algum queremos ouvir que "sessões de natação" rimam com "discussões constantes"...

Para assegurar isto, é importante realçar a importância das boas práticas, bom comportamento e boas maneiras necessárias para partilhar uma piscina, com sucesso, para que todos os utilizadores se possam entender e nadar em paz.

Direção da natação, higiene, maneiras... A Nabaiji vem hoje recordar-te os 5 básicos da natação" cordial!

Segue a direção da natação

Como provavelmente já reparaste, a direção de natação na piscina é a mesma que nas estradas europeias, no lado direito (no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio). Se tal não for seguido, normalmente uma colisão será inevitável. E se fores o culpado, seguramente te irão repreender, na melhor das hipóteses, e dar uma figurativa bofetada, na pior... Uma situação desagradável, seguramente todos estamos de acordo!

No entanto, mesmo que a maioria das pessoas saiba isto, alguns praticantes, conscientemente ou não, tendem a desviar-se para o meio da pista para se sentirem confortáveis. Isto torna-se muito restritivo para os outros praticantes sendo que alguns têm de reduzir o espaço que ocupam para os deixar passar, e outros ficam impedidos de efetuar ultrapassagens para evitar colidir com outro praticante.

É também importante realçar que quando chegas à parede, deves fazer a curva pelo lado esquerdo da pista. Se este lado estiver ocupado por praticantes a descansar, podes fazer a curva no meio, mas nunca pela direita!

Planeia a tua sessão cuidadosamente

Quando a piscina está lotada nas horas de ponta, é melhor organizares a tua sessão de treino tendo isto em consideração.

Para um treino bem sucedido mesmo com uma pista cheia, evita praticar mariposa, uma vez que requer bastante espaço e corres o risco de atingir outros praticantes. A natação de costas só deve ser praticada se conseguires controlar para onde vais sem olhar, para não acabares numa pista ao lado. Isto irá ajudar a evitar muitas colisões!

Quanto a equipamento de treino, piscinas lotadas não são por vezes adequadas ao uso de pranchas" ou barbatanas. Quando a densidade humana é alta, o contacto entre praticantes é quase inevitável. Barbatanas e pranchas" podem facilmente arranhar ou magoar aquando de impacto. Devem ser usadas em moderação...

Respeita as regras de higiene da piscina

“Porquê usar uma touca?”
“Não preciso do duche, vou entrar na piscina”
"Os calções servem  como um calção de banho!”

Quem nunca ouviu estas palavras?

No entanto, estas regras de higiene existem para assegurar um máximo de diversão e de segurança aos utilizadores da piscina. A poluição das piscinas pode ter diferentes fontes. Seja a dispersão de cabelo, de cosméticos ou de outros resíduos na água, todos originam a temidas cloraminas. Cloraminas são compostos químicos que podem causar sintomas como alergias, irritações e problemas de respiração.

Para evitar este tipo de complicações, é necessário cumprir regras de higiene para assegurar uma melhor qualidade da água e, consequentemente, do treino!

Respeita os outros praticantes

Por vezes um praticante pode ser mais lento que tu, outro pode não estar completamente à direita e um terceiro pode nadar contra ti, ou mesmo mergulhar contra ti (sim, pode acontecer...).

Nestes casos, e assumindo que não tens uma declaração amigável de acidente no teu fato de banho, compostura, reconciliação e um pedido de desculpas (se for culpa tua) serão adequados.

Para evitar este tipo de colisões, é importante nunca parar a meio de uma piscina, nem no lado direito quando chegares ao fim da pista. Se tiveres de atravessar a largura de uma pista, olha para a esquerda e para a direita antes de te lançares. Adicionalmente, quando parado, assegura-te de que esperas que todos os praticantes tenham terminado a sua volta e saído da parede antes de recomeçares.

Por fim, quando estás a ser ultrapassado por outro praticante, não aceleres! Não é uma competição nem um convite para um duelo! Deixa-os passar e continua a nadar ao teu ritmo.

Respeita o nível das pistas de natação

Em piscinas públicas, as pistas estão frequentemente dividas por nível de prática. Podem ter vários nomes, mas em geral há uma pista para praticantes "lentos" outra para "praticantes" rápidos e, menos frequentemente, uma pista para praticantes com barbatanas e/ou pranchas".

Antes de entrares na água, despende tempo a observar o equipamento, técnica e velocidade de natação praticantes já na água, para avaliares o seu nível e escolheres a tua pista de treino.

Não vale a pena sobrestimares as tuas capacidades. Quando o fazes, na água, podes perturbar ou ser perturbado por outros praticantes (que podem ou não estar a usar barbatanas) e/ou entrar num ritmo de treino inadequado que não te deixará divertires-te.

Obviamente que é perfeitamente claro que além destes básicos da partilha de uma piscina, não se deve correr à volta da piscina, enxovalhar os outros praticantes, perturbar a paz e o ambiente ou atirar qualquer tipo de projéteis.

Todos juntos para que "sessão de natação" rime sempre com "diversão constante”!

Os 5 básicos da partilha de uma piscina

João vale

Praticante de natação e monitor Decathlon