PROTEGER-SE DOS INSETOS
A montanha é um meio povoado de grandes e pequenos animais. Os insetos, por mais pequenos que sejam, podem causar grandes incómodos. Mais vale prevenir!
As abelhas e vespas: com o bom tempo, estas aproximam-se dos seus alimentos açucarados ou sandwichs. O melhor é manter-se vigilante a cada dentada. Em caso de picada de algum deverá atuar de imediato e retirar o dardo residual, sem o esmagar para não correr o risco de injetar mais veneno. Uma vez a manipulação terminada, limpe a zona afetada e aplique se necessário uma pomada calmante. Este cuidado também é útil em caso de contacto com plantas urticárias.
Os mosquitos: saem normalmente ao final do dia e encontram-se preferencialmente entre os 600 a 2.200 m. O que precauções adotar para um serão tranquilo? Coloque um roll-on anti-mosquitos no seu estojo de farmácia antes de partir. E quando se for deitar, apenas lhe recomendamos uma coisa: fechar a rede mosquiteira da sua tenda!
Os moscardos: encontra estes insetos próximo de pastagens ou rios. Picaram-lhe? Não se demore e desinfete (sem fazer força) a zona antes de aplicar um creme anti-inflamatório que alivie a dor.
As carraças: transmissores da doença de Lyme nalgumas zonas florestais, vivem nas ervas altas e em zonas de fetos. O seu gesto preventivo: vestir umas calças que tapem as pernas, de cor clara. Consegue assim avistar imediatamente uma carraça que se cole às suas calças. Em caso de picada, deve retirar a parte que ficou debaixo da pele com a ajuda de um removedor de carraças. Se surgir febre, deve ser visto rapidamente por um médico.