correr 30 minutos

OBJETIVO: CORRER 30MIN

Se estás a iniciar-te na corrida, nada melhor do que um objetivo concreto para manteres a motivação no topo. Correres 30 minutos é uma primeira vitória. A Kalenji propõe-te atingir este objetivo num mês!

Bem, vamos admitir que, para ti, a corrida está longe de ser uma evidência… Como te percebemos! Duvidas da nossa sinceridade?

Conselhos para otimizar a corrida

1) EQUIPARES-TE

A compra de calçado que tenhas em consideração a tua morfologia é obrigatória. Equipa-te também com roupas de verão e de meia-estação nas quais te sintas bem. 

2) CONSULTA UM MÉDICO

Se decidires seguir o nosso plano para correr 30 minutos, reserva, primeiro que tudo, tempo para consultares o teu médico para verificares se algo no teu estado de saúde impede a prática de corrida.

3) DEFINIRES UM OBJETIVO E MANTÊS-LO

O plano que te propomos baseia-se em três sessões por semana. Pode parecer muito. É, no entanto, o patamar mínimo. Cada treino é relativamente curto. Segue o programa de cada sessão sem o alongar, mesmo se as sensações forem boas.

4) ENCONTRARES O RITMO CERTO

Estás a tentar desenvolver a tua resistência, ou seja, a tua capacidade em prolongar um esforço elevado. Deves ser capaz de manter uma conversa, ou mesmo correres de boca fechada. Se isto for impossível, é porque a velocidade é demasiado elevada e ultrapassas o limiar da resistência. Deves abrandar!

5) ALTERNARES CORRIDA E CAMINHADA

É obrigatório para os principiantes – e até para muitos praticantes de corrida experientes! Alternares entre corrida e caminhada permite prolongares o tempo total de uma sessão de treino sem causar fadiga muscular excessiva. As fases de corrida/caminhada, inicialmente com a mesma duração, tornam-se irregulares com o passar do tempo. Finalmente, irás correr sem caminhar.

6) SERES CONSTANTE

É fisiológico: o corpo adapta-se quando repete. Ao espaçae os treinos, privamo-nos deste mecanismo de adaptação salutar. Em resumo, voltamos à estaca zero a cada saída! Sessões mais curtas mas regulares constituem assim a estratégia correta. Não muito tempo: 15, 20, 30 minutos. Mas frequentemente: pelo menos duas a três vezes por semana. É melhor correr 30 minutos em três vezes que 1h30 de uma vez!

7. NÃO DESMOTIVAREs

É possível, e mesmo provável, que o primeiro mês de prática regular de corrida seja pautado por momentos de dúvida ou lassidão. É importante manteres o rumo e nunca adiares para mais tarde (dia, semana, mês) a tua boa intenção de começar. Tem em mente que apenas uma minoria das pessoas é capaz de correr durante 30 minutos sem parar. Orgulha-te de levares o teu projeto a bom termo!

Conhecemos bem as ondas de calor, o fôlego curto e muito ruidoso, e a vontade de parar após apenas umas passadas, ou não tivéssemos nós já passado por isso. É verdade que, descrita desta forma, a corrida não faz sonhar; mas é TODO o contrário que acontece. Claro que vais precisar de perseverança, mas o que vai sobretudo ser útil é teres (boa) companhia (nomeadamente a nossa 👼). O programa inclui: alguns conselhos básicos para começares bem e (sobretudo) teres vontade de continuar, ideias de treinos a realizar, e as respostas às tuas perguntas.
Ah, e é verdade: obrigado pela confiança que depositaste em nós para te falarmos das tuas futuras primeiras passadas na corrida (ou seja, o-desporto-com-mais-estilo)!

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