História, prática e benefícios do wakeboard, um desporto em efervescência.
É provável que já tenha ouvido falar de wakeboard. Mas o que é o wakeboard, exatamente?
A palavra wakeboard designa tanto a prática como o seu equipamento de deslize. É uma atividade derivada do ski náutico que surgiu pela primeira vez em 1920 no lago de Annecy, em Alta Saboia. Os praticantes de ski são puxados por um barco a motor através de uma corda que na sua extremidade possui uma pega designada "trapézio".
A partir dos anos 1950 na Califórnia, uma geração de desportistas radicais, inspirados no surf, cria novos desportos de deslize que convidam a deslocar-se na lateral: assim surge o skateboard e, posteriormente, o snowboard.
É só nos anos 1970 que o neozelandês Allan Byrnes inventa o primeiro "skurf": uma prancha híbrida que tanto se assemelha a um ski náutico como a uma prancha de surf, cujo objetivo era obter sensações de deslize na água independentemente das condições meteorológicas. Este é o verdadeiro antecessor e a primeira versão do wakeboard.
O wakeboard é um desporto jovem que ainda está em contínuo desenvolvimento, tanto do ponto de vista técnico e material como no que respeita às diferentes modalidades que dele decorrem.
Inicialmente praticado atrás de um barco, florescem agora novos modos de tração como o cabo, o ski náutico, o jet ski e ainda o guincho térmico. Das suas várias plataformas, nascem diferentes escolas - onda a onda, manobras aéreas, obstáculos, wake urbano -, embora o princípio subjacente continue a ser o mesmo: deslizar sobre a água puxado por uma corda e um trapézio.
Por vezes, confunde-se wakeboard com kitesurf, no qual se utiliza o mesmo tipo de material, mas que se pratica com o auxílio de uma asa de tração.
O wakeboard é a atividade ideal para queimar calorias e libertar-se das tensões do dia-a-dia. É um desporto acessível a todos que permite ganhar músculo rapidamente e fortalecer o sistema cardiorrespiratório. A sua prática regular abre as portas para um bom entendimento do corpo e dos seus limites.
Nunca é demais relembrar a importância de fazer o aquecimento antes de uma sessão para evitar possíveis lesões e de se manter devidamente hidrato para limitar as tão comuns dores musculares… Combinando força, agilidade e flexibilidade, o wakeboard é uma excelente forma de descobrir os desportos de deslize e de trabalhar os equilíbrios laterais.
O wakeboard é, portanto, a atividade de referência de um verão em contacto com a água e o sol. Se começar, já não vai conseguir parar! Terá de se preparar para escolher o seu equipamento de base: prancha de wakeboard, colete de impacto, fixações.