O TRUNFO NA RECUPERAÇÃO: AS MEIAS DE COMPRESSÃO APTONIA

Após o esforço, a compressão melhora a recuperação e reduz a fadiga muscular. Graças às meias de compressão Aptonia, recuperará sem sequer se aperceber!

meias-compressão

1. Quando deve usar as meias de compressão?

Para a máxima eficácia, as meias de compressão devem ser calçadas o mais cedo possível após o esforço e durante 1h30/2 horas, no mínimo. Se a atividade praticada tiver sido muito intensa, podem ser usadas um dia inteiro.

Podem também ser usadas numa viagem de avião.

No inverno, use as meias de compressão clássicas; no verão considere as novas meias de compressão Fresh para evitar ter muito calor. Graças ao fio fresco e respirável, a recuperação será ainda mais agradável!

2. Compressão para recuperação: como funciona?

Como nos explica o doutor Patrick Bacquaert, Médico-Chefe no IRBMS:

“Para fornecer o oxigénio necessário ao funcionamento dos músculos, o coração aumenta o débito cardíaco, aumentando o volume de sangue que circula nas veias e artérias. As artérias transportam o sangue oxigenado para os músculos, para os alimentar, e as veias levam o sangue cheio de resíduos para o coração e depois para os pulmões.

Durante o esforço, quando estamos de pé ou sentados, o peso do sangue dilata ainda mais as veias, pois o esforço é significativo. Entre os pés e o coração pode haver mais de um metro de distância, o que pode submeter as veias a pressão, apesar do sistema de válvulas anatómicas presente nas veias. As válvulas têm por objetivo fazer subir o sangue venoso cheio de resíduos e CO2. As veias podem assim dilatar naturalmente ou de modo patológico, formando edemas (pernas inchadas) ou varizes.

As meias ou calças de compressão elásticas que provocam uma compressão complementar, desempenhando um efeito de bomba suplementar, servem para aliviar as pernas pesadas. 

3. Como calçá-las?

Enrolar a meia e posicioná-la nos dedos dos pés e depois calçá-la até ao calcanhar. De seguida, desenrolar com cuidado, com as duas mãos nos tornozelos e até abaixo dos joelhos. Por último, ajustar bem na barriga da perna para que não fiquem dobras.