A prática de cardio sozinho(a) pode ser enfadonho e em nada motivante. Porque não convenceres a tua cara metade a juntar-se a ti?
Temos de admitir, praticar exercício a 2 é bem mais agradável.
Não só te vamos explicar o que é o treino cardio e os benefícios da prática a 2, como vamos dar-te alguns métodos de treino!
Aqui, tens todas as ferramentas que precisas para convenceres o teu par!
O Treino Cardio (abreviatura de cardiorrespiratório) é um tipo de treino que tem como principal objetivo aumentar a frequência cardíaca, ou seja, fazer o nosso coração bombear o sangue mais rápido para todo o nosso corpo.
Os benefícios do treino cardio no geral são:
1. O fortalecimento dos sistemas cardíaco e respiratório;
2. Aumentar a resistência física;
3. Contribuir para a prevenção de doenças cardiorrespiratórias.
Como o treino cardio faz com que te sintas cansado(a) mais depressa comparativamente a outros tipos de treino, com a motivação extra do teu(tua) parceiro(a), treinar a 2 abra-te portas para que consigas:
1. Aguentar mais tempo durante um exercício;
2. Fazer mais repetições de um exercício;
3. Distrair o teu cérebro da sensação de cansaço que este tipo de treino te proporciona.
Já estão convencidos(as)? Vamos passar aos Métodos de treino!
Objetivo: fazerem o maior nº de repetições em conjunto, a cada ronda:
1. Escolham 4 a 6 exercícios de cadência normal (exemplo: agachamento, afundos, remadas, flexões...);
2. Definam o nº de rondas (aconselhamos que realizem no mínimo 3 rondas);
3. Definam o tempo de exercício e de descanso (exemplo: 40" de exercício, 20" de descanso entre exercícios e 90" de descanso entre rondas);
4. Enquanto recuperam entre exercícios, somem o nº de repetições que fizeram e registem! Assim, na ronda a seguir, sabem o nº de repetições que têm de superar juntos!
Objetivo: em competição 1 contra o outro, fazer o maior número de repetições por ronda.
1. Escolham 4 a 6 exercícios, metade de cadência rápida (exemplo: saltos à corda, polichinelos, escaladores...) e a outra metade de cadência normal (exemplo: agachamento, afundos, remadas, flexões...);
2. Definam o nº de rondas (nº ímpar para que haja um vencedor certo, no mínimo 3 rondas);
3. Definam o tempo de exercício e de descanso (exemplo: 40" de exercício, 20" de descanso entre exercícios e 90" de descanso entre rondas);
4. Enquanto recuperam entre exercícios, cada 1 regista o nº de repetições que realizou. Enquanto descansam entre rondas, somam o número de repetições que cada um fez e vêem quem venceu a ronda!
Vence quem ganhar mais rondas!
O material e as máquinas de treinos, tornam os vossos treinos mais diversificados. Clica aqui para acederes a todo o material de treino disponível na Decathlon!