Descubra os nossos conselhos para efetuar uma boa recuperação após a prática de exercício físico
Como e porquê efetuar uma boa recuperação após o exercício.
A prática de desporto causa sempre alguma fadiga do organismo, proporcional ao nível de treino e às cargas de trabalho físico: duração, intensidade, frequência!
Para efetuar uma boa recuperação, torna-se necessário compreender e escutar melhor o seu corpo, a fim de poder realizar um exercício não intensivo que lhe permita obter um melhor desempenho e evite um esgotamento crónico causador de lesões. Segue-se uma lista dos elementos essenciais para uma boa recuperação:
No seu dia a dia, necessita de beber, no mínimo, um litro de água por dia. Durante a prática desportiva, irá perder um a dois litros de água por hora em resultado do exercício físico. Por conseguinte, necessitará de beber, pelo menos, mais um litro de água por dia do que o habitual. Faça as contas!
A sua alimentação condiciona a sua performance desportiva. Adote uma boa dieta e controle também o seu peso.
Mesmo se realizar exercícios não orientados para a competição, os alongamentos ativos revelam-se bastantes eficazes após o exercício, pois facilitam a recuperação e o restabelecimento da normalidade muscular. Relaxe os seus músculos e descontraia-se durante 5 a 10 minutos. Poderá também ouvir um pouco de música suave e utilizar técnicas de relaxamento através da sofrologia.
Faça movimentos de vaivém ou movimentos circulares nos músculos. Durante um mínimo de 5 minutos, efetue automassagens em movimentos lentos em cada grupo muscular, exercendo pressão suficiente. Se puder, faça massagens com um profissional qualificado, pois as diferentes técnicas de massagem proporcionam uma verdadeira recuperação confortável.
Massaje-se com óleo, creme ou bálsamo à base de óleos essenciais. São muitos fáceis de utilizar e os seus efeitos benéficos no bem-estar físico são óbvios.
A termoterapia permite eliminar as toxinas e aliviar as tensões musculares. A sauna é o melhor exemplo.
Salvo indicação médica, evite tanto quanto possível os anti-inflamatórios ou os analgésicos. Se necessário, dê preferência aos tratamentos homeopáticos. E utilize plenamente os 9 métodos acima mencionados!