A técnica das 3 camadas para te manteres quente e seco

O que vestir para a caminhada? 
a técnica das 3 camadas!

Antes de partires para uma caminhada, e seja qual for a estação do ano, deves estabelecer um único objetivo: manteres-te quente e seco! É a melhor maneira de tirar o máximo partido do teu passeio. Então, o que vestir numa caminhada? Descobre a técnica das 3 camadas, a tua melhor aposta para uma experiência de caminhada tranquila!

Prepara a tua roupa para caminhadas em 3 etapas!

Qualquer que seja o terreno, a intensidade do teu esforço ou a estação do ano, há uma regra de ouro antes de fazer caminhadas: levar sempre (ou na mochila) 3 camadas de roupa: isto inclui uma t-shirt, uma camisola ou um polar e um impermeável.
É o que se chama… A técnica das 3 camadas.
Não é um nome muito original, mas é uma técnica muito eficaz que te permite desfrutar do teu passeio mantendo-te quente E seco!
Então, como te deves vestir para uma caminhada?
Segue o nosso guia!

O que vestir para a caminhada A técnica das 3 camadas!

Uma primeira camada respirável para te manter seco

Demasiadas vezes negligenciada, a escolha de uma boa primeira camada é, no entanto, essencial.
É esta primeira camada que permite manter-te seco, assegurando que a transpiração é eliminada da pele para as outras camadas.

Por conseguinte, deves escolher um tecido respirável e de secagem rápida (feito de fibras ditas "hidrofóbicas").
Opta por t-shirts de poliéster para limitar a absorção de humidade. Com mangas curtas ou compridas, consoante a estação do ano, permitem-te manteres-te seco durante a caminhada, eliminando rapidamente a transpiração.

Algumas delas têm também inserções de poliamida.
Sem entrar num jargão técnico (e aborrecido), lembra-te de que a poliamida, graças às suas propriedades técnicas, ajuda a reter os odores. O parceiro ideal para uma caminhada de longa distância!

O que vestir para a caminhada A técnica das 3 camadas!

Uma segunda camada para maior calor e respirabilidade

Para te sentires mais quente, é necessária uma segunda camada  para te isolar do frio.
É este o papel das camisolas e polares (mas também dos casacos acolchoados).

Nos polares, os materiais sintéticos são os mais utilizados.
Têm a vantagem de proteger do frio mesmo quando estão molhados, mas também de transferir a humidade para a camada exterior e secar mais rapidamente.

Na Quechua, foi também esta a escolha que fizemos com os nossos casacos polares de poliéster reciclado a partir de garrafas de plástico.
Ao reciclar garrafas de plástico ou têxteis usados para produzir o nosso poliéster, reduzimos a utilização de recursos derivados do petróleo, preservando ao mesmo tempo as qualidades e o desempenho do material para as tuas caminhadas na montanha.

Dica: tem cuidado ao gerir as tuas camadas de roupa (especialmente a segunda camada) de acordo com a intensidade do teu esforço.
Se te esqueceres de tirar o polar durante a subida, vais transpirar mais.
Consequentemente, ficarás molhado, mesmo que tenhas uma primeira camada respirável.
Também podes escolher roupas com fechos de ventilação (aberturas no pescoço e nas axilas) para ajudar a regular a tua temperatura corporal!

O que vestir para a caminhada A técnica das 3 camadas!

Uma terceira camada para te proteger das intempéries

Por último, não te esqueças de levar (contigo ou na tua mochila) uma terceira camada impermeável ou à prova de vento para te protegeres das intempéries.
Isto inclui intempéries como o vento, a chuva ou a neve, mas também os elementos naturais que te podem incomodar se gostares de andar fora dos circuitos habituais (por exemplo, se não quiseres sentir cócegas nas silvas!)

Esta terceira camada tem igualmente por objetivo isolar-te do frio.
A ideia é manter o ar fora do teu casaco, para que possas desfrutar da tua caminhada enquanto te manténs quente e, ao mesmo tempo, permitir que a transpiração migre para o exterior.

Esta terceira camada é, por vezes, um dilema porque, muitas vezes, quanto mais impermeável é um casaco, menos respirável é.
Por conseguinte, terás de encontrar o compromisso certo, adaptado à tua utilização, entre um casaco mais resistente aos elementos e um casaco mais respirável.

Como adaptar a tua roupa de caminhada

Como é óbvio a técnica das 3 camadas deve ser adaptada às condições e à intensidade da tua atividade. 
Em muitos casos, não vais utilizar 3 camadas de roupa para fazer a tua caminhada. 
Por vezes, terás mais, por vezes menos. 
Escusado será dizer que deves respeitar a ordem das camadas: Não vai funcionar se colocares uma t-shirt por cima do teu polar 😀! 

No entanto, é perfeitamente possível adicionar mais camadas entre a primeira e a terceira camada, especialmente se estiver muito frio. 
Se quiseres acrescentar camadas, fá-lo apenas para esta camada intermédia. 
Porque empilhar as primeiras camadas, como as t-shirts, ou as terceiras camadas, como os casacos, só te vai fazer transpirar.

E, por vezes, podes utilizar apenas dois elementos da técnica das 3 camadas. Por exemplo: Se estiveres a fazer uma caminhada no outono e o vento soprar forte, mas não estiver muito frio: Podes combinar uma T-shirt (primeira camada) e um casaco de caminhada (terceira camada). 
Desta forma, não terás demasiado calor nem demasiado frio e o suor continuará a ser eliminado.

Outro exemplo: se estiveres a fazer uma caminhada no inverno, pode estar sol e frio, mas não vento. 
Nesse caso, podes simplesmente vestir uma primeira camada com uma (ou mais) segundas camadas. 
. Isto mantém-te quente e confortável, ao mesmo tempo que garante que a transpiração é devidamente eliminada.

O que vestir para a caminhada A técnica das 3 camadas!

Aprofundar: roupa de caminhada multifunções

Atualmente, a tecnologia permite a utilização de materiais multifuncionais: um casaco modular, por exemplo, que pode ser utilizado como segunda ou terceira camada ou uma T-shirt técnica que seja simultaneamente respirável e isolante. 
Assim, a peça de vestuário utilizada como camada 2 no inverno pode ser utilizada como camada 1 e 2 no verão, e assim por diante. 
Cabe-te a ti montar o conjunto que será mais adequado em termos de calor, mas também de compacidade.

No entanto, não te esqueças de cobrir as pernas e os pés com calças (podes optar por calças modulares no verão, calças impermeáveis no inverno ou acrescentar collants) e meias quentes e respiráveis. 
Em caso de tempo muito frio ou se tiveres tendência para ficar com muito frio, deves também trazer luvas ou um gorro.

O que vestir para a caminhada A técnica das 3 camadas!

Uma última dica

Cobre a cabeça! 

Para manter as mãos e os pés mais frescos, usa um chapéu! 
De facto, 80% do calor do corpo escapa através das extremidades e o nosso sistema dá prioridade ao fluxo sanguíneo para o cérebro. 
Se o cérebro estiver quente, consome menos energia para se manter quente e permite que o resto do corpo (especialmente as extremidades) seja bem abastecido.
Agora que estás equipado da cabeça aos pés, desejamos-te uma fantástica caminhada😀!

Mais dicas

How to restore your jacket's water-repellent properties?

Como reativar o tratamento de resistência à água do casaco?

O seu casaco de caminhada parece-lhe menos impermeável do que durante as primeiras utilizações? Veja como lhe devolver os desempenhos iniciais!

Como escolher o meu polar de caminhada decathlon

Como escolher um polar de caminhada?

Ter o melhor polar é essencial para não sentires frio durante a tua caminhada!

Como ajustar a mochila para a caminhada na montanha?

Como ajustar a mochila de caminhada?

Escolheste uma mochila de caminhada na montanha, guardaste os teus pertences e estás pronto para enfrentar os cumes? Ainda não. Falta um pequeno pormenor para poderes tirar o máximo partido da saída: ajustar a mochila. Como? Segue o guia!

A técnica das 3 camadas para te manteres quente e seco

Maguy

Um entusiasta de caminhadas na montanha