O que fazer com a embalagem após a entrega da tua bicicleta?

O que fazer com a embalagem após a entrega da tua bicicleta?

Onde colocar a embalagem de cartão depois de desembalado o produto? São várias as opções possíveis!

Acabas de receber a BTT do teu filho e a embalagem é agora motivo de preocupação? Ninguém te poderá censurar. Há que dizer que, nesta altura, terás de montar a BTT (será apenas necessário montar os pedais e endireitar o guiador), depois testá-la e finalmente contemplar a tua descendência a montar o seu fiel cavalo: tanto a fazer! Mas coincidentemente (e considerando que encontrarás tempo para isso), damos-te todas as chaves para te separares do teu cartão de forma ecológica... bem como algumas ideias originais para o guardares sem contudo o abandonares no fundo da garagem.

O que fazer com a embalagem após a entrega da tua bicicleta?

Que material para que contentor?

“E isto? Para que contentor vai?
Eis uma questão que já todos nos colocámos. E porque nem sempre é fácil de responder, propomos uma pequena lembrança dos contentores e dos resíduos que lhes são destinados. Sim, sim, isso não faz mal a ninguém… !

Para começar, convém lembrar que as instruções podem variar consoante o município. Na verdade, nem todos os centros de triagem têm a mesma capacidade. Por exemplo, se alguns reciclam as embalagens do iogurte, outros não o fazem por não possuírem os equipamentos necessários para tal. Para te ajudarmos a saber que resíduos podem ser reciclados no centro de triagem do teu município, poderás consultar a aplicação do guia de triagem.
Em todo o caso, é essencial que as embalagens sejam eliminadas vazias. Se as embalagens derramassem o seu conteúdo na cuba de triagem seletiva, poderiam danificar o conteúdo e impedir o processo de reciclagem… E isso seria uma pena!

● No contentor de triagem seletiva, poderás colocar:
- Papel, revistas e jornais, mas apenas se não houver contentor azul à disposição.
- Cartão.
- Alumínio, como as latas, por exemplo.
- Embalagens em plástico completamente vazias, tais como garrafas (de água, de sumo, de detergente, de champô, etc.), bem como as respetivas tampas*.
- Sacos de plástico, películas para alimentos, embalagens de congelados e cápsulas de café.
- Caixas de cartão como as utilizadas para ovos ou para sopas.
- Recipientes metálicos, como as latas de conservas.

*As tampas também podem ser entregues ao Projeto Tampinhas.

● No contentor verde, poderás colocar:
O vidro e os frascos, sem tampas nem rolhas.
Atenção que o vidro culinário (louça) não é reciclável.
● No contentor azul, poderás colocar:
Papel, revistas e jornais.

● No contentor preto, poderás colocar:
- O plástico de bolha: sim, mesmo tratando-se de plástico, nesta forma, não se recicla (ainda).
- Poliestireno.
- E todo o resto, à exceção das pilhas, baterias, medicamentos, aparelhos multimédia, eletrodomésticos, roupas, entulho, etc. Resumindo, tudo aquilo que normalmente não colocarias no lixo da cozinha! Para estes resíduos, existem pontos de recolha específicos.

Por fim, se tiveres um contentor de compostagem ou galinhas dedicadas, terás mais uma forma de te livrares dos teus resíduos orgânicos.

O que fazer com a embalagem após a entrega da tua bicicleta?
O que fazer com a embalagem após a entrega da tua bicicleta?

Caixote do lixo, contentor, qual a solução para te desembaraçares de uma embalagem de cartão?

A tua bicicleta parcialmente montada (as instruções de montagem estão aqui) acaba de te ser entregue numa embalagem de cartão; uma embalagem que, convenhamos, é um pouco volumosa! Para te desembaraçares dela, tens algumas soluções à tua disposição:

- Como referimos anteriormente, o contentor de triagem seletiva poderá ser uma opção desde que consigas lá colocar o cartão.
- Poderás também entregar a embalagem num centro de recolha perto de ti. As embalagens de cartão entregues devem estar limpas, desdobradas, aplanadas e vazias. Além disso, lembra-te de que o plástico de bolha e o poliestireno que servem para proteger a bicicleta na sua embalagem devem ser eliminados no lixo doméstico.

O que fazer com a embalagem após a entrega da tua bicicleta?

Como reutilizar a embalagem de cartão de uma bicicleta?

Ah, que excitação que é a sensação de receberes a tua embalagem… que, depois de aberta, deixa de ter qualquer interesse! Bem, há que dizer que é normal que só tenhas olhos para o seu conteúdo. Mas sabes que podes usar essa embalagem para coisas muito práticas?

Por exemplo, podes usá-la para transportar a bicicleta de avião. É verdade que não é todos os dias que a bicicleta viajará de avião, mas continua a ser uma dica interessante… Sobretudo quando sabemos que certos ciclistas profissionais o fazem para participarem em grandes corridas no estrangeiro!

E falando de ciclistas, que dirias de reutilizar o cartão da embalagem da tua bicicleta para fazeres um grande painel de incentivo ao teu campeão preferido?
Enfim, a grande vantagem do cartão é que podemos fazer qualquer coisa: máscaras, cabanas, cenários de teatro, etc… Deixa correr solta a imaginação dos teus filhos, e a tua ;).

Sabias que o cartão da bicicleta também pode servir de suporte para a bicicleta, bastando recortar o retângulo previsto para calçar a roda? Assim, é mais fácil realizar os primeiros ajustes!


E pronto, resta-te a dificuldade de escolher o tipo de reciclagem da tua embalagem de cartão!

Então, que segunda vida decidiste oferecer-lhe?