O QUE É O ULTIMATE FRISBEE?

Faz parte daqueles que se divertem a lançar um disco voador no verão na praia? O ultimate frisbee é então ideal para si! Nesta modalidade, não corre riscos de ser incomodado por pessoas em fato de banho deitadas na toalha... Iremos explicar em que consiste exatamente esta modalidade

ultimate frisbee

AS ORIGENS DO ULTIMATE FRISBEE

Para conhecer a história do ultimate frisbee, temos de voltar atrás no tempo até às origens do disco voador. Sem entrar muito em detalhes, sabemos que o nome “frisbee” vem de uma prática popular entre estudantes da universidade de Yale que consistia em lançar entre si formas de tartes produzidas por uma marca conhecida, a “Frisbie Pie Company”. Cada um se diverte como pode...

Foi apenas na década de 1960 que o disco voador, mais conhecido por frisbee, se tornou um desporto com regras próprias, que deu logo a seguir origem ao ultimate frisbee no final da mesma década. Em França, a prática de ultimate frisbee é enquadrada pela Fédération Flying Disk France, ou FFDF para os mais familiarizados.

Dada a explicação, poderá agora brilhar na próxima vez que jogar Trivial Pursuit. Não tem de agradecer a informação?

AS REGRAS DO 'ULTIMATE FRISBEE

O ultimate frisbee é uma modalidade desportiva praticada na maioria dos casos em relva, num campo com 100 m de comprimento e 37 m de largura. Também pode ser praticado em pavilhão, com piso semelhante aos dos campos de andebol. Na versão ao ar livre, o jogo disputa-se entre 2 equipas de 7 jogadores e na versão em pavilhão, temos 2 equipas de 5 jogadores.

O princípio do jogo é muito simples: para marcar um ponto, os jogadores devem lançar o disco para um membro da sua equipa e este deve apanhar o disco dentro da zona de marcação no campo adversário, compreendida entre a linha de fundo (com 37 m de largura) e outra linha situada a 16 m desta. Ganha a primeira equipa a marcar 17 pontos (ou menos pontos, consoante a categoria).

À semelhança do tchoukball ou do flag football, não pode haver contacto físico entre os adversários. O jogador que estiver na posse do disco tem 10 segundos para o lançar a outro membro da sua equipa. Não pode correr com o disco, mas pode fazer rotação sobre o seu pé de apoio. O disco pode ser lançado em qualquer direção (para a frente, para trás ou para os lados), conforme as oportunidades de jogo. Se o disco cair ou for intercetado, mudará de mão: os atacantes passarão a ser defesas e vice-versa.

O ultimate frisbee é uma modalidade que dispensa árbitro. Pode, deste modo, ser considerado um desporto de cavalheiros.

CAMPO DE JOGO

OS BENEFÍCIOS DO ULTIMATE FRISBEE

Uma coisa é garantida: se gosta de correr e de se entregar totalmente ao jogo, o ultimate frisbee não o irá dececionar! Os adeptos de exercícios fracionados encontrarão o seu desafio...

Este desporto permite também apurar o sentido de estratégia: uma excelente noção de espaço em campo e um bom posicionamento são fatores essenciais para vencer.

Por último, e como cereja no topo de um bolo já de si bem recheado, o ultimate frisbee permite desenvolver o espírito de equipa, muito importante para alcançar o objetivo da vitória.

Quando é que pensa então iniciar-se no ultimate frisbee? Só precisa de encontrar mais 13 pessoas para se lançar com toda a dedicação.