dança urbana

Que é a dança urbana?

Na designação de "dança urbana" cabem na realidade muitas práticas, umas mais espantosas do que as outras! E cada um pode aí encontrar o seu estilo e a sua atitude…

Se optares por partir à descoberta da dança urbana, irás sem dúvida descobrir uma parte de ti mesmo! Esta prática permite efetivamente que os bailarinos se apropriem dos passos e que interpretem os movimentos como melhor entenderem.

dança urbana

À tua maneira

No entanto, se vais conferir um teu toque pessoal aos movimentos e passos da prática, a dança urbana tem regras muito próprias. 

O ballet e a dança moderna são práticas muito codificadas, em que os movimentos devem ser realizados com precisão

A dança urbana deixa que o praticante se exprima e se aproprie dos passos. Há códigos, é claro, mas não assumem primazia sobre o bailarino. Este deve, pelo contrário, apropriar-se deles e executá-los como lhe parecer bem.

dança urbana

Hip hop e soul dance

Tal como o teatro, por exemplo, a dança urbana é uma excelente forma de nos conhecermos melhor, de nos afirmarmos e de aumentarmos a confiança em nós mesmos. É um pouco tímido? Atire-te à descoberta deste desporto que se pratica em grupo. Embora existam muitas danças urbanas, já que cada um pode criar o seu estilo, distinguem-se duas grandes influências: 
Hip Hop: que inclui muitas vertentes semelhantes à do break dance.
Soul Dance: de inspiração jamaicana. 

A dança urbana consiste verdadeiramente em expressarmos-nos a nós mesmos. E o que tem de mais interessante é que podemos personalizar os passos. E conferir o nosso toque pessoal à prática.

dança urbana

Para toda a gente!

A aulas de danças urbanas duram uma hora a hora e meia. São acessíveis a todos e nomeadamente a crianças a partir de cerca dos 6 anos. Os mais pequenos podem por vezes integrar clubes e escolas um pouco mais cedo… Mas têm de demonstrar já alguma capacidade de concentração, distinguir por exemplo o lado direito do lado esquerdo. Mas antes, podem na verdade assistir sessões de despertar para a dança, que são um excelente começo para lhes dar as primeiras dicas. 
Aprender o ritmo, descobrir os primeiros passos no aquecimento, apropriares-te deles e integrá-los à tua maneira nos encadeamentos… São estas algumas das etapas da progressão de uma aula de dança urbana, em que são determinantes a personalidade do professor e a sua forma de transmitir.

dança urbana

Freeeeeeestyle!

As danças urbanas exigem aos praticantes estilo, energia e expressão pessoal. 
Tem um papel preponderante aquilo a que chamamos de atitude. Tecnicamente, estas danças exigem um grande apoio no chão e os desportistas mudam permanentemente de nível, agacham-se, levantam-se de novo, adoptam posturas muito diferentes
O corpo está por vezes em tensão, outras vezes está relaxado. As danças urbanas podem ser praticadas com ritmos lentos, mas os praticantes conferem sempre muita expressão aos seus movimentos. Se esta disciplina for codificada, o “freestyle”, os bailarinos realizam geralmente em círculo, no final da sessão cada um tem a livre oportunidade, à vez, de mostrar aquilo que desejar. 
“No início do ano, geralmente os bailarinos não ousam mexer-se muito… Contudo, à medida que os treinos vão avançando, a inibição desaparece e cada um espera impacientemente a oportunidade de mostrar aos camaradas de prática o que sabe e o que tem vontade de fazer!“

Descubre-te a ti mesmo

Então, se desejares partilhar uma prática em que a expressão é rainha e que te permite superar a ti mesmo, a dança urbana, com origem nos Estados Unidos, será talvez a tua melhor escolha. Independentemente dos componentes: breakdance, popping, locking, krump…(e muitos outros), não hesites em dar o passo! 

“Permite-nos partir à descoberta de nós mesmos” 

A dança urbana é uma bela forma de nos exprimirmos, de nos conhecermos melhor e de adquirir confiança. É também uma forma de assumirmos aquilo que somos. Não te esqueças que esta disciplina, que permite a partilha e a troca, é acessível a toda a gente!

E tu? Praticas dança urbana? Que te trouxe esta disciplina? Que estilo preferes? Na tua opinião, quais são os benefícios? Ficamos à espera dos vossos testemunhos, histórias e conselhos!